.
Acessibilidade
.
.
.
.
.
O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras
.
.
.
Notícias por Categoria
Foi realizada na tarde desta quinta-feira, 13, na Câmara de Vereadores de Ijuí, uma Audiência Pública, para discutir sobre a obra referente à canalização de afluente do Arroio Matadouro.
Foi realizada na tarde desta quinta-feira, 13, na Câmara de Vereadores de Ijuí, uma Audiência Pública, para discutir sobre a obra referente à canalização de afluente do Arroio Matadouro.
Participaram da Audiência Pública vereadores, moradores do bairro Glória, o Diretor-presidente do Departamento Municipal de Águas e Saneamento de Ijuí (Demasi), Dante Trindade, o Secretário Municipal de Desenvolvimento Urbano, Obras e Trânsito, Ubiratan Erthal e o Secretário Municipal de Administração, Sergio Pires.
Segundo a vereadora Rosane Simon (PCdoB), que coordenou a Audiência Pública, a canalização do córrego localizado na Rua Sepé Tiarajú, entre as Ruas Pará e Amazonas, no Bairro Glória, já tinha dotação orçamentária aprovada no Legislativo, no dia 14 de julho deste ano e desde agosto deste ano o Ministério Público já havia oficiado o Demasi quanto à liberação para a canalização por se tratar de um afluente.
De acordo com a vereadora Rosane Simon, a luta dos moradores é antiga, por sofrerem com enchentes e com a infestação de pragas como ratos e insetos. A vereadora também destacou em sua fala que a realização da obra foi assumida pelo executivo no início do ano, em reunião no seu gabinete, com secretários e moradores, e já deveria estar pronta.
E referente à questão ambiental, que é um dos entraves para a obra, Rosane falou que já está superada porque há quadras já cobertas deste arroio, restando apenas duas quadras. Ela salientou ainda que o Ministério Público já se convenceu, em audiência realizada com moradores, que se trata de uma questão de saúde pública.
Ficou definido que a Secretaria de Meio Ambiente e o Departamento Municipal de Águas e Saneamento de Ijuí (Demasi) devem limpar as proximidades do córrego, fazendo uma intervenção urgente, com limpeza e desratização e o Executivo Municipal estará realizando o projeto de licitação para que a obra seja tocada e concluída. Em contrapartida, os moradores se comprometeram em construir fóssas sépticas para não poluir mais as águas.
.
.
.
.