Comissão de Políticas Públicas - Terça-feira, 19 de Setembro de 2023

Reunião Extraordinária da CPP debate cobrança de estacionamento no Parque de Exposições

Na tarde desta segunda-feira (18), a Comissão de Políticas Públicas (CPP) realizou uma reunião extraordinária, com a finalidade de debater o Projeto de Lei Ordinária nº 102/2023. O projeto visa autorizar o Poder Executivo Municipal dar em permissão de uso gratuito, por prazo determinado, o bem imóvel Parque de Exposições Regional de Feiras e Exposições Wanderlei Agostinho Burmann para a União das Etnias de Ijuí - UETI, e dá outras providências e traz à tona a questão da cobrança de estacionamento durante a feira.

A reunião contou com a presença do presidente da UETI, Jonas Sala, do presidente da Expofest Ijuí 2023, Nelson Casarin, do secretário de Desenvolvimento Econômico, Luiz Schirmann, e do assessor jurídico do Município de Ijuí, Carlos Schulz. E também dos seguintes vereadores: Paulo Braga, Bruna Gubiani, Maurício Michaelsen, Ricardo Adamy, Adalberto Noronha, Josias Pinheiro, Matheus Pompeo de Mattos, José Darci da Rosa, Rodrigo Noronha, Ubiratan Erthal, Marcos Cruz e Marildo Kronbauer.

Durante a discussão, Jonas Sala enfatizou que a questão do estacionamento no Parque de Exposições vem sendo estudada há algum tempo. Ele explicou que haverá áreas de estacionamento tanto gratuitas quanto pagas.

Nelson Casarin, por sua vez, apresentou os investimentos realizados no parque e destacou que as despesas previstas para este ano são consideráveis, superando 1,5 milhão de reais. Ele ressaltou que a lucratividade da feira não será tão alta quanto no ano passado, e a decisão de cobrar pelo estacionamento se deve à necessidade de sustentar parte dos custos do evento.

De acordo com Casarin, são 1.772 vagas de estacionamento que serão cobradas, enquanto o restante permanecerá gratuito. As vagas gratuitas serão destinadas aos expositores, etnias, autoridades e convidados.

Contudo, o vereador Josias expressou sua preocupação com o projeto, alegando que o Parque de Exposições foi construído com recursos públicos, incluindo o estacionamento. Ele criticou o fato de o projeto ter sido enviado tardiamente à Câmara, considerando que a feira está marcada para outubro. Além disso, questionou os valores da cobrança de estacionamento.

Casarin explicou que a empresa Safe Park foi contratada para gerenciar o estacionamento e que o valor de 20 reais foi determinado após uma pesquisa em outras feiras, onde esse valor é o mínimo cobrado.

O vereador Matheus Pompeo também expressou sua insatisfação pela falta de diálogo com a Câmara e pela ausência de publicidade sobre a cobrança de estacionamento. Ele solicitou que a cobrança não seja implementada nesta edição da feira, argumentando que se trata de uma concessão pública e não de uma cedência.

Em contrapartida, o vereador Ricardo Adamy foi claro em sua posição de defesa da cobrança de estacionamento como uma oportunidade para novas experiências e que a gestão é da UETI.

No entanto, Beto Noronha expressou sua preocupação com a situação, destacando que os vereadores não foram chamados para debater essa possibilidade e indicando que não é favorável à cobrança de estacionamento.

O vereador Bira questionou os representantes da UETI sobre a possibilidade de reduzir o valor da cobrança de estacionamento para 2023, mas a resposta foi negativa, alegando que valores menores não seriam viáveis para a empresa responsável.

Por sua vez, o vereador Paulo questionou se a empresa contratada poderia empregar os trabalhadores das associações de guardadores de carros do município, mas a resposta indicou que essa decisão estaria nas mãos da empresa.

A vereadora Bruna expressou sua admiração pelo trabalho da UETI na Expofest Ijuí, mas também salientou a desrespeito pelo Poder Legislativo e pelos trabalhadores das associações de guardadores de carros. Ela pediu mais debate sobre a cobrança e que as associações sejam convidadas para discutir a quantidade de vagas gratuitas que terão à disposição.

Após a intensa discussão, o vereador Matheus Pompeo sugeriu que o projeto seja devolvido ao Executivo para adequações e que retorne ao Legislativo com uma cláusula que proíba a cobrança de estacionamento. Contudo, o Secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico e Nelson Casarin se manifestaram contrários a essa proposta, alegando que a decisão já foi tomada.

A presidente da CPP, vereadora Bruna, decidiu que o projeto continuará em análise na comissão. O debate sobre a cobrança de estacionamento no Parque de Exposições será retomado na próxima sexta-feira, dia 22 de setembro, encerrando assim a reunião extraordinária da CPP.

Assista à reunião: