Comissão de Políticas Públicas - Sexta-feira, 06 de Outubro de 2023

CPP debate projeto que permite a instalação de monumento do Centro Cultural Austríaco na Praça dos Imigrantes

O presidente da etnia Elemar Kettenhuber e o integrante do Departamento Artístico e Cultural, Luis Hocevar Filho participaram da reunião.

Na manhã desta sexta-feira (06), a Comissão de Políticas Públicas (CPP) recebeu o secretário adjunto da Secretaria Municipal de Planejamento, Luan Christian, e os representantes da diretoria do Centro Cultural Austríaco, o presidente da etnia Elemar Kettenhuber e o integrante do Departamento Artístico e Cultural, Luis Hocevar Filho, com a finalidade de explanar sobre o Projeto de Lei nº 115/2023.

O projeto autoriza a permissão de uso gratuito de uma fração de terreno urbano localizada na Praça dos Imigrantes para o Centro Cultural Austríaco de Ijuí-RS, para os fins que menciona, e dá outras providências. A matéria visa homenagear nossos Imigrantes Austríacos e integrará definitivamente a história de conquistas e vitórias desse povo, marcando a continuidade do trabalho por seus descendentes Centro Cultural Austríaco, e além disso, mais um marco histórico para o Município de Ijuí, Capital Nacional e Mundial das etnias.

O presidente do Centro Cultural explicou aos membros da Comissão o porquê do monumento e onde estará localizado junto à Praça dos Imigrantes. O secretário adjunto Luan explanou que o espaço escolhido também poderá contemplar as demais etnias organizadas no município de Ijuí. Após as explicações, os vereadores deliberaram parecer favorável ao projeto.

Os membros da CPP também analisaram o seguinte Projetos de Lei, oriundo do Poder Executivo:

PROJETO DE LEI ORDINÁRIA Nº 107/2023: Autoriza o Poder Executivo Municipal receber em doação não onerosa os imóveis que menciona da empresa Jardim Ijuí Loteamento Urbano Ltda. A Comissão aguarda resposta do Poder Executivo, por essa razão, a matéria continua em análise.

Integram essa Comissão os vereadores: Josias de Abreu Pinheiro, José Ricardo Adamy da Rosa, Cleuton Antunes Rolim, Bruna Gubiani e José Darci da Rosa. O presidente do Legislativo, Paulo Braga, e os vereadores Rodrigo Noronha, Ubiratan Erthal e Marcos Cruz também participaram da reunião.

Assista à reunião: