Geral - Quinta-feira, 23 de Novembro de 2023

Comitiva de Ijuí busca soluções para segurança pública em Porto Alegre

O grupo destacou o interesse pela mudança de local do Instituto Penal de Ijuí durante reunião com secretário de Segurança do RS.

Comitiva de Ijuí busca soluções para segurança pública em Porto Alegre

Durante a tarde de quarta-feira (22), vereadores e líderes de bairros de Ijuí estiveram em Porto Alegre em duas reuniões cruciais para discutir questões de segurança pública no município.

O grupo, composto pelos vereadores Paulo Braga, Ricardo Adamy, César Busnello, Bruna Gubiani, Adalberto Noronha, Chico Ortiz e Josias Pinheiro, juntamente com a presidente Carolina Berlesi, o morador Jair Wildner, o presidente do bairro Mundstock, Lucio dos Santos, e o vice-prefeito Marcos Barriquello, participou de encontros estratégicos na capital gaúcha.

No primeiro encontro, na Sala de Reuniões da Assembleia Legislativa do RS, a comitiva se reuniu com o vice-presidente da Comissão de Segurança, Serviços Públicos e Modernização do Estado, Leonel Radde, acompanhados pelos deputados estaduais Jeferson Fernandes e Gerson Burmann.

Os representantes de Ijuí apresentaram a situação da segurança pública na região, enfatizando as principais demandas para combater a violência. Carolina Berlesi, presidente da Penha, destacou o interesse da comunidade pela mudança de local do Instituto Penal de Ijuí (IPI), conhecido como Albergue, e a urgência do aumento do efetivo da Susepe, da Brigada Militar e da Polícia Civil.

No segundo encontro, articulado pelo deputado estadual Rafael Braga, a comitiva se reuniu com o secretário de Sistemas Penal e Socioeducativo da Secretaria de Segurança do RS, Luiz Henrique Viana. Na pauta, foram discutidos temas como o cercamento eletrônico, tornozeleiras eletrônicas, aumento de efetivo e a possibilidade de mudança do prédio do Albergue.

O secretário demonstrou receptividade em relação às tornozeleiras eletrônicas e afirmou que a concretização desse plano está prevista para as próximas semanas. Além disso, esclareceu sobre a existência de aprovados em concurso que deverão ser convocados para aumentar o efetivo. Viana também expressou interesse na expansão da Penitenciária Modulada e do Albergue, mas as lideranças de Ijuí manifestaram preocupação, argumentando que tal medida poderia agravar os problemas para os moradores dos bairros próximos.

As discussões buscam soluções concretas para a segurança em Ijuí, destacando a necessidade de medidas eficazes que atendam às demandas locais e garantam a tranquilidade dos cidadãos.