Comissão Especial - Terça-feira, 28 de Novembro de 2023

Comissão Especial de Segurança Pública discute medidas estratégicas em reunião

Comissão Especial definiu que a próxima reunião ocorrerá em 12 de janeiro, às 14h.

Comissão Especial de Segurança Pública discute medidas estratégicas em reunião

Na manhã desta terça-feira (28), a Comissão Especial (CE) dedicada a debater questões de segurança pública em Ijuí realizou mais um encontro. Participaram representantes da Brigada Militar, Polícia Civil, Susepe, Penitenciária Modulada de Ijuí (PMI) e do Instituto Penal de Ijuí (IPI), além do juiz Eduardo Giovelli e do secretário de Governo, Luis Fernando Valentini.

O presidente da Comissão, Adalberto Noronha, informou sobre as reuniões, em Porto Alegre, com a Comissão de Segurança, Serviços Públicos e Modernização do Estado do RS e o secretário de Sistemas Penal e Socioeducativo da Secretaria de Segurança do RS, Luiz Henrique Viana. Foram discutidos temas como cercamento eletrônico, tornozeleiras eletrônicas, aumento de efetivo e a solicitação de retirada do prédio do Albergue dos arredores do bairro Penha e Mundstock.

O juiz Eduardo Giovelli expressou preocupação com a possível ampliação da Penitenciária e do IPI, alertando para a questão da vinda de mais detentos de outras localidades para Ijuí. Giovelli enfatizou que a demanda local de detentos, não preencheria completamente a capacidade das instalações prisionais. O juiz também criticou o uso paliativo das tornozeleiras eletrônicas, considerando que não se adaptam aos perfis dos apenados em Ijuí.

O vereador Ubiratan Erthal destacou a ausência da criação do fundo penitenciário, o que fez o município perder a oportunidade de receber 2 milhões de reais destinados à segurança pública.

Todos os presentes expressaram suas opiniões e a necessidade de aprofundar o debate em busca de soluções estratégicas. Quanto à possível mudança do prédio do IPI, os representantes manifestaram dificuldades, já que isso poderia transferir o problema para outro local sem solucioná-lo, embora concordassem sobre a necessidade de melhorias para tornar o local mais seguro.

Na conclusão, a Comissão Especial definiu que a próxima reunião ocorrerá em 12 de janeiro, às 14h, na Sala das Comissões, com a presença de entidades, presidentes de bairro, Uabi, representantes da segurança pública, dos poderes Judiciário, Executivo e Legislativo.

A Comissão Especial é composta pelos vereadores: Josias Pinheiro, Adalberto Noronha, Ricardo Adamy, Chico Ortiz e Marildo Kronbauer. Os vereadores César Busnello e Rodrigo Noronha também participaram da reunião.