CPI - Sexta-feira, 22 de Dezembro de 2023

CPI da Expofest recebe mais documentos e se prepara para as oitivas

Representantes da UETI também participaram da reunião.

CPI da Expofest recebe mais documentos e se prepara para as oitivas

Na manhã desta sexta-feira (22), a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) responsável por investigar a Expofest Ijuí dos anos de 2022 e 2023 realizou uma reunião na Sala das Comissões. O encontro contou com a participação virtual do consultor jurídico do Instituto Gamma de Assessoria a Órgãos Públicos (IGAM), Brunno Boslle, auxiliando nos trabalhos da CPI.

Dentre os presentes estavam o presidente da União das Etnias (UETI), Jonas Sala, o coordenador na área Internacional da Expofest 2023, Adelar Baggio, o presidente da Expofest 2023, Nelson Casarin, e o procurador da UETI, advogado José Luis Blaszak.

O presidente César Busnello iniciou a reunião abordando as declarações do empresário da P8 Produtora de Eventos nas redes sociais sobre os trabalhos da CPI, que resultaram em um boletim de ocorrência registrado pela presidência e relatoria da Comissão.

Os representantes da UETI entregaram caixas contendo cópias físicas dos documentos solicitados pela CPI. Casarin esclareceu questões relacionadas a ingressos e contratações de serviços durante as feiras.

O procurador da UETI, José Luis Blaszak, justificou os três mandados de segurança com pedido liminar de suspensão da CPI da Expofest, negados pela justiça. Blaszak defendeu que tais pedidos visam resguardar informações sensíveis presentes nos documentos entregues, protegidas pela Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD).

Os próximos passos da CPI envolvem a análise minuciosa da documentação recebida para dar início às oitivas. Os membros da Comissão acordaram em trabalhar durante o recesso parlamentar para agilizar o processo.

A CPI é composta por César Busnello (presidente), Cleuton Rolim (vice-presidente), Matheus Pompeo de Mattos (relator), Ricardo Adamy e Chico Ortiz.

Assista à reunião: