.
Acessibilidade
.
.
.
.
.
O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras
.
.
.
Notícias por Categoria
A Associação das Pessoas com Fibromialgia, Familiares e Amigos de Ijuí (FibroIjuí) explanou na tribuna sobre a doença.
O Poder Legislativo de Ijuí recebeu, na Sessão Ordinária desta segunda-feira (13), os representantes da Associação das Pessoas com Fibromialgia, Familiares e Amigos de Ijuí (FibroIjuí). O convite, proposto pelo vereador Beto Noronha e aprovado por todos os parlamentares, foi feito em alusão ao Dia Mundial de Conscientização da Fibromialgia, celebrado anualmente em 12 de maio.
Na tribuna, o proponente agradeceu a associação por aceitar o convite e destacou que a proposição da criação da lei municipal nº 7048/2021 foi de sua autoria juntamente com o vereador César Busnello.
A síndrome, caracterizada por dor generalizada no corpo e uma série de sintomas adicionais, foi o cerne das explanações. A secretária da FibroIjuí, Eloá do Carmo Bortiga, que lida diariamente com os desafios da condição, destacou a necessidade urgente de ampliar a conscientização sobre uma doença muitas vezes invisível aos olhos da sociedade.
Em sua fala, Eloá ressaltou as dificuldades enfrentadas pelos portadores de fibromialgia, cujas dores muitas vezes os impedem de realizar tarefas simples do cotidiano. Além disso, enfatizou a importância das recentes leis que equiparam os portadores da síndrome às pessoas com deficiência, proporcionando-lhes direitos essenciais.
A médica reumatologista Mariele Zardin Moraes, também usou a tribuna para destacar os desafios enfrentados pelos pacientes e a necessidade urgente de um tratamento multidisciplinar mais acessível.
Entre os pontos levantados, a falta de opções de tratamento no município, incluindo terapias físicas e psicológicas, foi enfatizada como uma das principais preocupações. Mariele enfatizou a importância de reconhecer a gravidade da condição e melhorar os recursos disponíveis para garantir uma melhor qualidade de vida aos pacientes.
O debate na sessão, também evidenciou a necessidade de uma abordagem mais abrangente para lidar com a fibromialgia, desde o reconhecimento público da condição até o acesso a tratamentos adequados.
Os vereadores Matheus Pompeo de Mattos, César Busnello, Bira Erthal, Cleuton Rolim e Paulo Braga também se pronunciaram na tribuna.
.
.
.
.