.
Acessibilidade
.
.
.
.
.
O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras
.
.
.
Notícias por Categoria
O Poder Legislativo Municipal manifesta apoio às ações de conscientização e prevenção, além de estar receptivo para a elaboração de políticas públicas
Aconteceu na tarde desta quinta-feira (6), nas dependências da Câmara Municipal de Vereadores, uma roda de conversa com integrantes da Rede Pública de Serviços, abordando o tema “Gravidez na Adolescência – Isso não é brincadeira”. A atividade faz parte da programação da Semana de Prevenção à Gravidez na Adolescência, promovida pelo Município de Ijuí, por meio dos Programas Primeira Infância Melhor (PIM), Criança Feliz (PCF) e da Coordenadoria da Mulher.
As atividades da Semana seguem até sábado (8), e tem como objetivo principal conscientizar a comunidade sobre a importância de medidas educativas e preventivas, visando reduzir a incidência de gravidez na adolescência.
O encontro, que foi transmitido pelos canais dos Programas, contou com a participação de um grupo de mulheres de diversas secretarias e serviços. A pedagoga e supervisora dos Programas PIM e PCF, Jeane Strada, esteve representando a Secretaria de Educação (Smed); a assistente social e componente do Grupo Técnico Municipal (GTM) dos Programas, Angela da Luz e a psicóloga do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), Seomara Menegazzi, representaram a Secretaria de Desenvolvimento Social; a Secretaria da Saúde foi representada pela enfermeira coordenadora do Setor Especializado em Saúde da Mulher, Karine Lima Deckmann e pela nutricionista e integrante do Programa de Saúde na Escola (PSE), Aline Bernard. Já a educadora Mônica Barboza, representou a Coordenadoria da Mulher. O Conselho Tutelar foi representado pela coordenadora e pedagoga, Rosane Moraes.
A discussão atentou para a importância de entender que a gravidez na adolescência muitas vezes ocorre em um contexto de falta de informação sobre sexualidade e métodos contraceptivos. Ao abordar esse tema, o grupo deliberou também sobre ações de promoção à educação sexual abrangente, que ajudam os jovens a compreenderem os riscos e responsabilidades associados à atividade sexual. Isso inclui o conhecimento sobre contracepção, prevenção de infecções sexualmente transmissíveis (ISTs) e os desafios emocionais que podem surgir.
Conforme informações apresentadas pela SMS, - com base nos dados disponíveis no Sistema IDS/SINNC - o número de gestantes adolescentes no município de Ijuí, atualmente, é expressivo. Até a data da presente reunião, há um total de 48 adolescentes grávidas no município, sendo duas com 14 anos; duas com 15 anos; doze com 16 anos; oito com 17 anos; nove com 18 anos e quinze gestantes com 19 anos. O número preocupa as autoridades de saúde do município.
Entendendo a seriedade do tema, considerando o alto índice, e com o intuito de contribuir em um esforço mútuo para enfrentar o crescente desafio da gravidez na adolescência, o Poder Legislativo Municipal está pronto para apoiar iniciativas e ações de conscientização e prevenção, além de estar receptivo para a elaboração de políticas públicas eficazes, a fim de evitar o aumento de casos de gravidez precoce.
A conscientização da população é fundamental na troca de informações e experiências, e pode contribuir significativamente para a formação de uma rede de apoio às adolescentes e suas famílias.
.
.
.
.