.
Acessibilidade
.
.
.
.
.
O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras
.
.
.
Notícias por Categoria
A sessão ordinária desta segunda feira, 30, foi presidida pelo Vereador Marildo kronbauer (PDT) e teve como destaque a entrega do Troféu Mulher Cidadã a três mulheres da comunidade ijuiense.
A sessão ordinária desta segunda feira, 30, foi presidida pelo Vereador Marildo kronbauer (PDT) e teve como destaque a entrega do Troféu Mulher Cidadã a três mulheres da comunidade ijuiense.
Uma das homenageadas é a Professora Inês Copetti Cassol, indicada pelo Lions Clube de Ijuí.
A outra mulher homenageada é a professora Maria Lorena Beal, indicada pelo Colégio sagrado Coração de Jesus.
E a terceira homenageada é a agricultora Marise Dürks Alvares, indicada pelo Programa Vida Rural, Emater e Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Ijuí.
Este projeto é uma idealização da vereadora Helena Stumm Marder (PDT), que hoje conta com o apoio das vereadoras Rosane Simon (PC do B) e Rosana Tenroller (PT), e tem como objetivo reconhecer publicamente a colaboração de mulheres da comunidade ijuiense, por sua dedicação ao meio em que atuam, assim como na sociedade de modo em geral.
Ao chegar à Câmara de Vereadores, o público foi recepcionado pelo grupo de Teatro do Centro Professor Pardal, com um show de malabarismos.
Todas as mulheres que prestigiaram o evento receberam um mimo do Poder Legislativo. O público presente também participou de um sorteio de produtos realizado pelas diretoras de vendas Independente Mary Kay, Nadiesca e Daiana Casagrande.
Uma belíssima exposição de quadros, produzidas pela artista plástica Traudy Hoffmann, também pode ser conferida pelos presentes.
No momento cultural da sessão, o servidor da Câmara de Vereadores e músico Zé Claudio Ribas, animou a plateia com a música Desenho de Deus, de Armandinho, e Mulher Brasileira, de Benito Di Paula.
A aluna Fernanda Pereira dos Santos, deficiente visual, do Centro Municipal de Arte Educação Professor Pardal, emocionou a todos cantando uma canção.
Ainda no momento cultural da sessão, o professor Fábio Novello do grupo Trup Ato Teatral do Centro Municipal de Arte Educação Professor Pardal, dançou uma valsa artística com a aluna Ana Vitória Inocêncio.
Logo
após, a Mestre de Cerimônias, Adriane Jaques, leu os currículos das três
mulheres que foram homenageadas. Na sequência, cada uma ganhou um troféu, um
buquê de flores e mimos.
Conheça a história de vida das três mulheres agraciadas com o Troféu Mulher Cidadã/2015:
Inês Copetti Cassol
A professora Inês Copetti Cassol, filha de Izaias e Amélia Copetti, nasceu em 02 de Agosto de 1955 numa família de 7 irmãos. Casada com o bancário João Alberto Martini Cassol, a mãe de Carolina, Relações Públicas e Marco, Engenheiro de Produção, estudou até a 4ª série no Grupo Escolar Madre Estanislá de Alto da União.
Cursou o ginasial na Escola Sagrado Coração de Jesus onde também iniciou o curso de Magistério, concluído em Cruz Alta na Escola Santíssima Trindade. Graduou-se em Educação Física pela Universidade de Cruz Alta e posteriormente fez sua pós-graduação em Técnica Desportiva e Interdisciplinaridade .
Em 1975 iniciou sua carreira profissional na Escola Normal Santíssima Trindade em Cruz Alta, no cargo de professora de séries iniciais no mesmo ano. No ano seguinte, de volta à Ijuí, assumiu a docência na rede pública (POEM) na Escola Madre Estanislá, Rincão dos Goi e Parador, na disciplina de Educação Física. Também, na rede municipal lecionou na escola Dr. Rui Ramos.
No ano de 1980 foi nomeada para o magistério estadual e designada para assumir na Escola Estadual Carlos Zimpel, onde exerceu as funções de professora e Vice-Diretora. Destaca-se nesse período a realização anual da "Rústica Carlos Zimpel", que proporcionou a participação de atletas em âmbito regional.
Em 1994, após 14 anos na mesma escola, passou a exercer o cargo de professora de Educação Física na Escola Estadual Nossa Senhora da Penha, onde aposentou-se em 2006 após mais de 30 anos de magistério.
Durante sua atividade profissional sempre ligada ao esporte, incentivou e proporcionou seus alunos a participação em eventos esportivos locais, regionais e estaduais como forma de ampliar o convívio social e conhecer diferentes realidades, de forma a despertar sonhos e alimentar desejos de vida. Parte da realização profissional é o reconhecimento de ex-alunos. É com muito orgulho que vê muitos deles se destacarem em diferentes áreas profissionais, inclusive na área esportiva.
Paralelamente a sua atividade profissional sempre atuou no trabalho voluntário para o qual despertou desde criança, ajudando na venda de lembrancinhas e salada de frutas nas festas da Capela Nossa Senhora das Dores no Alto da União, onde residia. Ainda nesta localidade participou na organização primeiros bailes de debutantes do Clube Alto da União.
Na Paróquia São Geraldo de Ijuí fez parte da Diretoria Paroquial como casal Vice-Presidente, assumindo a presidência da Paróquia de 1998 até 2000. Até hoje tem participação atuante em eventos como Festa da Uva, jantares e chás do ano. Também fez parte da organização e coordenação dos Encontros Paroquiais de Casais EPC.
Na Comunidade Católica Nossa Senhora da Penha, além de ter feito parte da Diretoria, atua como colaboradora da Equipe da Pastoral Social que atende famílias em vulnerabilidade, através de oficinas mensais.
É associada ao Lions Clube de Ijuí, clube de serviço filiado a Lions Club Internacional que tem como objetivo no trabalho voluntário, o Servir desinteressadamente em sua comunidade.
No clube além de ter participado em diversas comissões, desempenhou as funções de secretária, vice-presidente e na gestão 2010/2011 assumiu a presidência. Foi a primeira mulher a assumir este cargo no Lions Clube de Ijuí nos seus 55 anos de existência.
Em sua gestão, além de dar continuidade aos projetos existentes, desenvolveu ações de grande envolvimento dos Associados e Comunidade. Uma das campanhas implantadas e que tem caráter permanente é a Campanha de Lacres, que já beneficiou a APAE de Ijuí com 8 cadeiras de roda.
Outra atividade de grande sucesso foi o Primeiro Bazar Solidário, numa parceria com a Receita Federal do Brasil - Delegacia de Santo Ângelo. O resultado desta proporcionou o atendimento a diversas necessidades de entidades locais, como Hospital Bom Pastor, APAE, SABEVE e Grupo de Escoteiros Ijuí.
Faz parte de um grupo de associadas do Lions que se reúnem semanalmente para produzir peças de artesanato que se transforma em renda para projetos no clube e também são doadas para crianças e idosos acamados.
Por sua trajetória ligada a Educação Física que é um espaço de ação e movimento tem na prática do Voleibol seu hobby preferido, fazendo parte de um grupo que se reúne semanalmente há 26 anos para além do esporte, valorizar a amizade, o convívio social e a preservação da saúde física e mental.
Considera
de suma importância para sua vida pessoal e familiar o envolvimento comunitário
que foi intensificado após a sua aposentadoria por considerar que um ciclo da
vida se encerra e abre outras possibilidades de contribuir permanentemente com
sua comunidade.
A professora Maria Lorena Beal nasceu em 20 de janeiro de 1957, filha de José Gabriel e Osória de Moura Schirmer e casada com Júlio Cézar Beal. Tem dois filhos, Juliana Beal e Júlio Cézar Beal Júnior, e um neto, Guilherme Beal Licks.
Formada em Pedagogia habilitação em Supervisão Escolar, pela Unijuí e pós-graduada em Informática aplicada à Educação, pela UPF. Cursou também MBA em Gestão Educacional, na PUC.
A prof. Lorena lecionou na Rede Municipal por cinco anos, ministrando aulas nos Anos Iniciais do Ensino fundamental no Imeab, E. M.Tomé de Souza e E. M.Soares de Barros.
Na Rede Estadual, trabalhou por 11 anos, na Coordenação Pedagógica das Escolas Ijuizinho, Emil Glitz e Ruizinho (na Biblioteca Infantil na hora do Conto).
Na Rede Particular, completou 25 anos de atuação no Colégio Sagrado Coração de Jesus, onde lecionou Psicologia no Ensino Médio, Psicologia da Aprendizagem e Informática Educacional no Curso Magistério, na Coordenação Pedagógica Geral da Escola e também na Coordenação do curso Técnico em Informática.
A partir de 2003, assumiu a Direção da Escola, até os dias atuais.
Na época, a Escola tinha 350 alunos e atravessava uma crise financeira. Hoje, com mais de 800 alunos, pode-se afirmar que a escola tem um equilíbrio financeiro em condições de atender as demandas administrativas e pedagógicas. Por um período de mais ou menos cinco anos, a escola foi administrada com contenção de despesas e encerramento de Cursos que estavam afetando a saúde financeira da Escola. Houve muito apoio e colaboração dos professores e funcionários, os quais souberam entender sobre a necessidade na tomada de decisões naquele momento.
O importante é que foi possível passar por toda essa turbulência, sem afetar ou prejudicar o processo Pedagógico, mantendo o nível de qualidade. A diretora pode contar também com o apoio da Associação de Pais, Clube de Mães e Associação de Professores e Funcionários.
Aos poucos a Escola começou a dar os primeiros sinais de resultados positivos.
No decorrer desses anos, Lorena conseguiu realizar muitas mudanças tanto no aspecto Pedagógico, Administrativo e de Infraestrutura.
- Reformas internas com substituição de pisos antigos por porcelanato;
- Reforma na entrada principal da Escola com layout moderno;
- Reforma das salas e banheiros da Ed. Infantil;
- Novo layout na entrada interna dos alunos;
- Para acesso à pessoas com deficiência física, foi providenciado um moderno Elevador;
- Climatização em todas as salas de aula, da Ed. Infantil ao Terceirão e Setores;
- Aquisição de Lousas Interativas para aulas com recursos de multimídia;
- Implantação de TABLETS como recurso para uma aprendizagem motivadora;
- Implantação de Robótica na escola, com o material da Lego ZOOM Education para o desenvolvimento do raciocínio lógico dos alunos;
- Instalação de Data Show e Telão e note bock em todas as salas de aula do Ens. Fundamental e Médio para facilitar o processo de pesquisa na web;
- Parceria com o sistema de Ensino GARRA, como preparação dos alunos do Terceirão para o Vestibular;
- Parceria com o sistema de ensino CAMBRIDGE University Press, para uma melhor aprendizagem da Língua Inglesa a partir do 6º ano, sendo gradativa a implantação. No final do 9º ano, os alunos poderão fazer Prova de Proficiência para Certificação;
- Construção de um moderno Auditório com capacidade para 450 pessoas;
- Cobertura na Quadra de Esporte do pátio da Escola, em parceria com a Associação de Pais;
- Novo acesso para a Ed. Infantil, pela rua 25 de julho, liberando o fluxo e trânsito nos horários de entrada e saída dos alunos.
Algumas dessas atividades resultaram em alguns Prêmios e Destaques para a Escola:
- Homenagem na Câmara de Vereadores por ocasião das comemorações dos 70 e 75 anos do CSCJ;
- Prêmio Revista STAMPA, com o projeto: TABLET, uma metodologia inovadora de aprendizagem, em 2013;
- Prêmio Educação e Inovação, em nível de Rede; Rede Verzeri Projeto: Avaliação do Desempenho Pedagógico, em 2013;
- Prêmio Destaque Empresarial Profissional da empresa de Pesquisa de Opinião FAMA, por dois anos consecutivos (2014 e 2015) - Melhor Escola e Melhor Diretora.
- Recentemente, a diretora Lorena foi homenageada pelos 25 anos de trabalho no Colégio Sagrado Coração de Jesus.
Tem participado no decorrer desse tempo em que está na Escola, de vários Cursos de Aperfeiçoamento e treinamentos sobre Gestão e Liderança.
Faz parte do Comitê de Estratégias da nova Governança da Mantenedora e da Equipe de Políticas Institucionais das unidades mantidas pela Congregação da Irmãs Filhas do Sagrado Coração de Jesus, com sede em Porto Alegre.
Na função de Gestora do CSCJ, se destaca pelo espírito de liderança e empreendedorismo, pautada sempre no respeito aos colaboradores, visando a melhoria e qualificação dos serviços educacionais prestados à Comunidade de Ijuí e Região.
Educadora sempre atenta às demandas da sociedade tem especial atenção aos processos de Gestão Pedagógica, Administrativa e Social.
Nesses 25 anos de atuação nesta Escola, deu continuidade à Missão proposta pela fundadora da Congregação, Santa Teresa Verzeri, focando nos princípios e valores de TESTEMUNHO, LIBERDADE E RESPONSABILIDADE, RESPEITO À INDIVIDUALIDADE E RECURSO Á DEUS.
Educadora que se espelha num dos ensinamentos de Verzeri: EDUCAR É UM ATO DE AMOR, por isso enfrenta os desafios com muito empenho e paixão, nestes 25 anos de Escola, dos quais, 13 anos à frente dessa Instituição como diretora, que tem como marca, a ACOLHIDA.
A agricultora Marise Roseli Durks Álvares nasceu em 18 de junho de 1962, na Comunidade da Linha 09 Norte, estudou até a 6ª série do Ensino Fundamental. Casou-se em 1987 com Gilmar de Castro Álvares e foi morar na Linha 9 norte. Tem 3 filhos, Igor, Marcelo e Graciela e uma Neta Natalia, e duas noras, Simone e Karen.
Sempre participou ativamente das atividades de sua comunidade como voluntária. Foi orientadora de culto infantil na Comunidade Evangélica Mateus da Linha 9 norte. Atualmente é Orientadora de Ensino Confirmatório. Esta no terceiro mandato de presidente da OASE de sua Comunidade. Coordena o Grupo do Projeto Vida Rural desde a sua fundação em 1993, onde demonstra criatividade e motivação em todas suas ações proporcionando a participação e bem estar das integrantes do grupo. Sempre participa de cursos e capacitações para manter-se atualizada.
Foi uma das idealizadoras e motivadoras para iniciar o curso de informática no meio rural, através do Projeto Vida Rural.
Trabalhou na Empa e no Comércio Yucumã, e também como agricultora na propriedade, onde atualmente desenvolvem a produção de leite e produtos para auto consumo. Para aumentar a renda familiar produzia panificados, os quais vinham comercializar na cidade. Hoje ainda produz tortas sob encomendas para a vizinhança. A gestão da propriedade está com o casal, pois os filhos trabalham na cidade. Seu marido Gilmar ainda realiza transporte escolar.
Além de todo o trabalho da propriedade e da dedicação as atividades comunitárias ainda lhe restam tempo para produzir artesanato como crochê, decoupage, fuxico entre outros. Não deixa de lado também a leitura que é uma atividade que lhe dá muito prazer.
Marise é uma pessoa alegre, espontânea e muito dinâmica e adora receber amigos em casa e oferecer suas habilidades como cozinheira, os quais são muito apreciadas. O trabalho comunitário para ela é muito gratificante e como ela diz: Se quiser primeiro fazer o trabalho de casa para depois ir fazer o comunitário, nunca haverá tempo. Tem que fazer um pouco de cada um.
.
.
.
.