.
Acessibilidade
.
.
.
.
.
O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras
.
.
.
Notícias por Categoria
Na tarde desta quinta-feira, 20, aconteceu no Plenário da Câmara Municipal de Ijuí a palestra sobre o empoderamento feminino.
Na tarde desta quinta-feira, 20, aconteceu no Plenário da Câmara Municipal de Ijuí a palestra sobre o empoderamento feminino, dentro da programação das atividades do Fórum Permanente da Mulher do mês de março.
Na ocasião, as Vereadoras Rosane Simon, Helena Stumm Marder e Rosana Tenroller, representantes das mulheres na Câmara, falaram sobre a trajetória e lutas das mulheres em busca da emancipação.
A primeira a se manifestar sobre o tema foi a Vereadora Helena Stumm Marder, que relatou fatos em sua trajetória na vida política.De acordo com a Vereadora Helena, não basta ter poder, é preciso provocar mudanças capazes de alavancar a construção de um novo status político-social para as mulheres.
Após uma enfermidade que a afastou por um período, a Vereadora Helena conta que assumiu em novembro de 2003 sua cadeira no legislativo sendo a única mulher e 20 homens.
Com quatro mandatos, Helena Stumm Marder é uma parlamentar experiente, conhece as necessidades da coletividade ijuiense e, embora foque muito de suas ações no sentido da valorização, respeito e promoção à mulher, legisla para os diversos segmentos comunitários. A ótica feminina faz uma política diferente, trabalha pela transformação. A caminhada é lenta. Mas nosso esforço e conquistas avançarão se nos identificarmos com os interesses de nossa comunidade, afirma a vereadora.
Helena lembra que ascendeu politicamente pelo famoso sistema de cotas que impõe aos partidos políticos a destinação de pelo menos 30% das vagas para mulheres. Mas o importante, de acordo com ela, é que este aspecto seja entendido como uma contingência apenas. A partir do momento em que se esteja numa função de poder é preciso fazer a diferença, diz.
Segundo a Vereadora Helena, o projeto Troféu Mulher Cidadã, de sua autoria, foi criado há 11 anos, em homenagem a sua mãe, que aos 31 anos, ficou viúva, e foi uma guerreira, por ter criado sozinha os cinco filhos.
Também por sua iniciativa foi criado o Conselho Municipal dos Direitos da Mulher e a ampliação da licença maternidade às servidoras públicas municipais. Ela também teve participação na elaboração do documento de criação da Delegacia da
Mulher e por sua iniciativa a Moção de Apoio para a Susepe, para que uma mulher assumisse o cargo de Diretora da penitenciária modulada.
A segunda Vereadora a se manifestar, foi a Vereadora Rosana Maria Tenroller, que falou sobre a sua história de vida e sobre o preconceito que ainda existe contra as mulheres.
Segundo a Vereadora Rosana, o dia 08 de março serve como um momento de reflexão e conscientização para trazer a possibilidade de mudança de todas as desigualdades e discriminações que envolvem as mulheres.
Rosana falou da importância da mulher na política, onde citou como exemplo a Presidenta Dilma Rousseff. Ela destacou também que as mulheres avançaram muito, mas que ainda tem muito o que avançar para ser realmente respeitada e valorizada.
E a terceira a se pronunciar foi a Vereadora Rosane Simon, que falou da sua origem, filha de pequenos produtores, e de como a sociedade de classes em que vivemos produz não só a exclusão social como também a discriminação de gênero com as mulheres, dai a importância de lutar sempre por uma sociedade mais justa e igualitária, que só vira com governos mais progressistas e avançados para que aconteça emancipação da mulher bem como a emancipação de toda a sociedade.
Também se pronunciaram sobre as suas atuações a Diretora da Penitenciária Modulada, Eliane Kunkel, a Delegada de Policia, Jocelaine Aguiar e a Coordenadora da Coordenadoria da Mulher, Angela Marchionatti.
.
.
.
.