.
Acessibilidade
.
.
.
.
.
O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras
.
.
.
Notícias por Categoria
Jovem de 17 anos compartilhou aprendizados adquiridos em Brasília e destacou a importância da participação política da juventude
Na Sessão Plenária desta segunda-feira (8), o Poder Legislativo de Ijuí recebeu, no Espaço do Convidado, o estudante Pedro Cavalini Ávila, de 17 anos. O convite partiu do vereador Almiro Fortes (PL), que propôs a participação do jovem para compartilhar sua experiência como eleito parlamentar juvenil do Mercosul (Parlasul).
Pedro foi o 2º candidato mais votado do Rio Grande do Sul, representando a 36ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE) e levando também o nome de Ijuí a Brasília, onde participou de uma intensa semana de vivência legislativa. Durante a sessão, ele relatou os conhecimentos adquiridos na capital federal, destacando o contato com a rotina parlamentar e o aprendizado sobre as responsabilidades políticas de um legislador.
O jovem contou que seu interesse pela política começou há dois anos, inspirado pelo irmão, que atua junto à Assembleia Legislativa do Estado. Desde então, Pedro tem buscado se aprofundar no tema, entendendo a política como ferramenta de transformação social. Ele ressaltou, ainda, que a juventude tem demonstrado maior disposição em compreender o processo político e em participar ativamente do debate público.
A participação de Pedro na Sessão foi marcada por aplausos e reconhecimento dos vereadores, que destacaram a importância de incentivar a juventude a se engajar nos processos democráticos. Para o vereador Almiro Fortes, autor do convite, a presença do estudante é um exemplo inspirador.
Ao final de sua fala, Pedro reforçou a relevância de projetos como o Parlamento Juvenil do Mercosul, que possibilitam aos estudantes vivenciar de perto o funcionamento das instituições, aproximando-os do debate público e fortalecendo a cidadania.
A atividade no Espaço do Convidado reafirma o compromisso da Câmara de Ijuí em abrir espaço para o diálogo com a comunidade e em promover o fortalecimento da cidadania, especialmente entre os jovens.
.
.
.
.