.
Acessibilidade
.
.
.
.
.
O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras
.
.
.
Notícias por Categoria
Supervisoras destacaram o trabalho integrado das políticas públicas voltadas ao desenvolvimento da primeira infância no município.
Durante a Sessão Plenária Ordinária realizada na segunda-feira, 29 de setembro, o Espaço do Convidado da Câmara Municipal de Ijuí recebeu as supervisoras dos Programas Primeira Infância Melhor (PIM) e Criança Feliz (PCF), Ângela Luz e Jeane Strada. O convite foi proposto pelo vereador Eliezer Luginski (PP). A enfermeira Salester Ruwer, que também integra as equipes dos programas, não pôde estar presente.
As convidadas apresentaram aos vereadores e ao público o trabalho desenvolvido em Ijuí por meio dos dois programas, que são políticas públicas voltadas ao desenvolvimento integral da primeira infância e atuam por meio de visitas domiciliares às famílias.
O PIM, criado em 2003 no Rio Grande do Sul, é uma iniciativa pioneira no país, voltada ao acompanhamento de gestantes e famílias com crianças de até seis anos de idade, com foco na promoção da saúde, educação, cultura e fortalecimento dos vínculos familiares.
Inspirado nessa experiência, o Programa Criança Feliz (PCF) foi criado pelo Governo Federal em 2016, ampliando o alcance das ações para todo o território nacional. O PCF também realiza visitas domiciliares e tem como público-alvo famílias em situação de vulnerabilidade inscritas no Cadastro Único, com o objetivo de apoiar o desenvolvimento físico, emocional e social das crianças.
Em Ijuí, os programas são conduzidos de forma intersetorial, com a coordenação conjunta das Secretarias Municipais de Saúde, Desenvolvimento Social e Educação. Atualmente, atendem cerca de 200 usuários, entre gestantes e crianças de 0 a 3 anos, e até 6 anos no caso dos beneficiários do Benefício de Prestação Continuada (BPC).
A participação das supervisoras no Legislativo reforçou a importância do trabalho preventivo e educativo junto às famílias, contribuindo para o desenvolvimento saudável das crianças e para o fortalecimento das políticas públicas de atenção à primeira infância no município.
.
.
.
.