.

Acessibilidade

Aumentar Fonte
.
Diminuir Fonte
.
Fonte Normal
.
Alto Contraste
.
Libras
.
Vlibras

O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Mapa do Site
.
Acesso à informação
.

Expediente: Segunda-feira das 12h às 18h. De terça a sexta-feira das 07h às 13h.  Segundas-feiras sessão plenária ordinária a partir das 18 horas. Atendimento ao público externo (mediante agendamento com Gabinete de Vereador):das 8h às 18h, às segundas-feiras; das 7h às 17h, de terça a sexta-feira.

Idioma

Português

Português

English

Español

Français

Deutsch

Italiano

CFO - Comissão de Finanças e Orçamento - Sexta-feira, 07 de Novembro de 2025

Buscar Notícia

Notícias por Categoria

CFO solicita informações à Ceriluz sobre arrecadação da contribuição de iluminação pública

Comissão analisa Projeto de Lei do Executivo que altera dispositivos da legislação municipal referente à Contribuição para Custeio da Iluminação Pública (CIP)


CFO solicita informações à Ceriluz sobre arrecadação da contribuição de iluminação pública

A Comissão de Finanças e Orçamento (CFO) do Poder Legislativo de Ijuí analisou, nesta semana, o Projeto de Lei Ordinária nº 152/2025, de autoria do Poder Executivo, que altera a redação do artigo 5º e da tabela do Anexo I da Lei nº 4.066/2002, legislação que institui no município a Contribuição para Custeio da Iluminação Pública (CIP), prevista no artigo 149-A da Constituição Federal.

 

De acordo com a proposta, encaminhada ao Legislativo, o projeto visa atualizar parâmetros e valores referentes à contribuição, adequando-os às necessidades atuais de manutenção e expansão do sistema de iluminação pública em Ijuí.

 

Durante a reunião, o relator da matéria, Vereador Almiro Fortes (PL), apresentou o relatório inicial e sugeriu a obtenção de dados complementares para subsidiar a análise técnica e financeira do projeto. Diante disso, a CFO deliberou por solicitar oficialmente à Ceriluz – Cooperativa Regional de Energia e Desenvolvimento Ijuí, informações sobre a arrecadação média da CIP Rural desde o ano de 2023, detalhando os valores arrecadados por categoria de contribuinte.

 

A medida tem como objetivo garantir transparência e precisão nos estudos de impacto econômico da proposta antes da emissão do parecer final da Comissão.

 

A CFO reforça que a análise criteriosa das informações é essencial para assegurar que eventuais alterações na legislação tributária municipal sejam justas, equilibradas e compatíveis com a realidade dos contribuintes, mantendo o compromisso do Poder Legislativo com a responsabilidade fiscal e a transparência nas decisões que impactam diretamente a comunidade ijuiense.

56 Visualizações

Notícias relacionadas

Voltar para a listagem de notícias

.
.

Calendário de eventos

.
.

Acompanhe-nos

.
.

Câmara Municipal de Ijuí - RS.
Usamos cookies para melhorar a sua navegação. Ao continuar você concorda com nossa Políticas de cookies e Termos e condições gerais de uso.