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Frente Parlamentar - Sexta-feira, 05 de Dezembro de 2025

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Encontro da Frente Parlamentar da BR-285 alerta para necessidade de fluxo contínuo de recursos

A obra, que prevê a duplicação dos aproximados 10km da rodovia, tem investimento orçado em R$260 milhões e, no momento, apresenta cerca de 10% de execução.


Encontro da Frente Parlamentar da BR-285 alerta para necessidade de fluxo contínuo de recursos

A Câmara Municipal de Ijuí viveu uma semana de intensa atividade legislativa, com reuniões decisivas e a mobilização do Plenário para um tema central de infraestrutura. Na manhã de quinta-feira, 4, a Frente Parlamentar em defesa das obras das paralelas da BR-285 promoveu um encontro crucial para monitorar o andamento da obra. Conduzida por seu presidente, Daniel Perondi (PL), a reunião mobilizou representantes do Poder Público e da sociedade civil, com o objetivo de detalhar o andamento das obras de duplicação das paralelas da BR-285, um projeto com investimento previsto de R$ 260 milhões, crucial para a logística e segurança do trânsito local.

 

O engenheiro do DNIT, José Echeverria, apresentou o cronograma de trabalho, que prevê a duplicação de aproximadamente 10 km da rodovia entre o Aeroporto de Ijuí e o Posto da Polícia Rodoviária Federal, a cargo da construtora Luiz Costa Ltda. Echeverria informou que, até o momento, apenas cerca de 10% dos recursos totais foram executados, e que a prioridade imediata é o entorno da rotatória próxima ao Posto 44, em direção a Cruz Alta. A meta é "fechar aquela rotatória" até o mês de março, permitindo o desvio do tráfego central da pista e, consequentemente, viabilizando a construção do viaduto naquele ponto. Além disso, o projeto contempla a construção de novas vias, de um viaduto no entroncamento com a ERS-155, no bairro Lambari, e de pontes sobre o Rio Potiribu e a via férrea. O DNIT alertou para a necessidade de atenção redobrada dos motoristas, pois o trânsito no local exige cautela devido à presença constante de máquinas e operários.

 

Apesar do avanço inicial, a continuidade da obra está diretamente ligada à liberação de recursos. Echeverria lembrou que, dos R$260 milhões, foram empenhados cerca de R$40 milhões, com R$25 milhões já pagos, restando um saldo de R$15 milhões a R$16 milhões. O engenheiro frisou a urgência de um fluxo financeiro "expressivo" para que a empresa se mantenha confiante e mobilizada, evitando a interrupção dos trabalhos. Segundo ele, paralisações são "muito negativas" sob aspectos ambientais, técnicos de continuidade e de mobilização.

 

A dimensão política e financeira foi reforçada pelo Deputado Federal Pompeo de Mattos (PDT), que participou da audiência por videoconferência. O deputado enfatizou a importância da mobilização de toda a comunidade para garantir a manutenção dos recursos, citando o Novo PAC e a destinação de emendas. Ele detalhou que, em 2023, foram garantidos R$15 milhões (sendo R$6 milhões de emenda de bancada e R$9,45 milhões do DNIT), e para 2024, a previsão é de R$12,7 milhões. Olhando para o futuro, o parlamentar indicou que há previsão de R$45,9 milhões para os exercícios de 2025 e 2026.

 

Complementando os detalhes do projeto, Rodrigo Oliveira, geólogo da Ecoplan e responsável pela gestão ambiental, apresentou as ações de mitigação de impacto. Ele garantiu que a equipe está preocupada em compensar os danos, tendo realizado o plantio de quase 100 mudas de árvores e alguns transplantes. 

 

Além de Parlamentares da Casa, o encontro teve a presença de representantes da Associação Comercial e Industrial de Ijuí (ACI) e da empresa Letsara Transportes e Logística, entre outros, sublinhou o interesse direto do setor produtivo na rápida execução e conclusão da obra, que é vital para o desenvolvimento econômico da região.

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