.
Acessibilidade
.
.
.
.
.
O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras
.
.
.
Notícias por Categoria
A mobilização da Campanha do Laço Branco, liderada pela Câmara Municipal, reuniu autoridades e cidadãos em compromisso cívico.
Ijuí se uniu em um forte e simbólico movimento pela equidade de gênero e pelo combate à violência contra meninas e mulheres na manhã deste sábado, 6 de dezembro, na Praça da República. Em celebração ao Dia do Laço Branco, a Câmara Municipal de Ijuí conduziu uma mobilização, reforçando a importância do engajamento masculino nesta causa crucial.
O evento, que integrou os 21 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência, é fruto de uma parceria institucional que envolveu, os Poderes Executivo e Legislativo, o Conselho Municipal dos Direitos da Mulher, o Fórum Permanente da Mulher, a Coordenadoria da Mulher e o Centro de Referência da Mulher.
A Campanha do Laço Branco é um movimento global, reconhecido pela ONU, que teve sua origem no Canadá após o trágico Massacre da Escola Politécnica de Montreal, em 6 de dezembro de 1989. Naquele dia, 14 estudantes de engenharia foram assassinadas em um ato de ódio de gênero. Em resposta à tragédia, um grupo de homens canadenses escolheu o laço branco como símbolo solene do seu compromisso de jamais cometer um ato violento contra mulheres, nem apoiar, desculpar ou silenciar sobre a violência masculina. No Brasil, a data foi instituída pela Lei nº 11.489, de 20 de junho de 2007.
O objetivo da mobilização em Ijuí foi claro: convocar publicamente os homens da comunidade a assumirem o compromisso de não cometer, não aceitar e não silenciar diante da violência contra as mulheres.
O ato solene contou com uma Frente de Honra de importantes autoridades e lideranças locais, marcando a união dos Poderes e da sociedade civil em torno da pauta. O Prefeito Municipal, Andrei Cossetin, e o Presidente do Poder Legislativo, Vereador Rodrigo Bastolla Noronha (PP) , participaram e se pronunciaram como parceiros institucionais da Campanha. Também se pronunciaram, compartilhando a importância da iniciativa: o Delegado Ricardo Miron, da 26ª Delegacia Regional de Polícia Civil de Ijuí; o Dr. Marcos Vinícius Martins, Diretor Regional da Defensoria Pública Estadual de Ijuí; Andréia Amorim, Secretária Municipal de Desenvolvimento Social; Mônica Barboza, Presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher ; e Noemi Huth, Coordenadora do Fórum Permanente da Mulher, entidade responsável pela condução da mobilização do ato.
Ainda estiveram presentes os Vereadores Chico Ortiz (PP) e Paulo Braga (PSD), além de outras lideranças locais e representantes da sociedade civil. O evento teve o valioso apoio das empresas Karol Kids e Seiva Pura, reforçando a união de toda a sociedade ijuiense em torno desta pauta.
O ponto alto da mobilização foi o Compromisso Solene dos Homens Ijuienses com o Laço Branco, onde todos os homens presentes que compactuam com o ideal, foram convidados a declarar seu comprometimento a não cometer, não aceitar e não silenciar diante da violência contra meninas e mulheres.
Este momento emocionante foi seguido pela distribuição do laço branco a todos os participantes, como símbolo visível do juramento à causa.
Para reforçar a seriedade e o ideal do compromisso, os homens que firmaram a promessa receberam uma benção especial, com a oração realizada pelo Pastor Mateus Delavusca.
O Presidente do Poder Legislativo, Vereador Rodrigo Bastolla Noronha, enfatizou que a Campanha Laço Branco continua por meio das atitudes diárias, desejando que a paz e o respeito prevaleçam na comunidade.
.
.
.
.