.
Acessibilidade
.
.
.
.
.
O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras
.
.
.
Notícias por Categoria
Sessão ordinária desta segunda-feira (29) foi marcada pela aprovação do orçamento para o próximo exercício e pela definição da nova liderança do Legislativo Municipal.
O Poder Legislativo de Ijuí realizou, na noite desta segunda-feira, 29 de dezembro, a última Sessão Plenária Ordinária do ano de 2025. O encontro encerrou as atividades legislativas do período com uma pauta extensa, focada na definição das diretrizes orçamentárias para 2026 e na eleição dos novos membros da Mesa Diretora que conduzirá a Casa no próximo ano.
Um dos momentos mais aguardados da noite foi a eleição da Mesa Diretora para o exercício de 2026. A nova composição terá a responsabilidade de gerir os trabalhos administrativos e legislativos da Câmara Municipal no próximo ano. A chapa vencedora foi eleita para dar continuidade aos projetos de modernização e transparência da Casa. Em um processo de votação que reafirmou a articulação entre as bancadas, o Vereador Gilmar Bischoff (PSD) foi eleito para presidir o Poder Legislativo de Ijuí em 2026, contando ainda com Giovani Borba (PL) como 1º Vice-presidente, Eliezer Luginski (PP) como 2º Vice-presidente, e os secretários Rudimar Scheren (PT) e Almiro Fortes (PL).
Além da eleição, o plenário aprovou o Projeto de Lei Ordinária nº 232/2025, que estima a receita e fixa a despesa do Município para o exercício financeiro de 2026. A peça orçamentária foi acompanhada por diversas emendas impositivas destinadas a áreas prioritárias.
Entre os destaques estão recursos para exames de colonoscopia, reformas e equipamentos para o Hospital de Clínicas de Ijuí (HCI) e Hospital Bom Pastor, além de investimentos em postos de saúde nos bairros Osvaldo Aranha, Boa Vista e Herval. No âmbito social e educacional, foram garantidas verbas para a aquisição de óculos para alunos da rede municipal e apoio a entidades como o Projeto Social Atalaia e a SABEVE.
A pauta da noite também incluiu a discussão de novas legislações, como o Programa "Paz nas Escolas" e a obrigatoriedade de remoção de fiação excedente e sem uso nos postes da cidade. Também foi aprovado o programa de anistia de juros e multas para créditos não tributários do DEMEI, visando facilitar a regularização de débitos pelos cidadãos.
A próxima Sessão Plenária do Legislativo acontecerá na segunda-feira, dia 5 de janeiro, já sob a coordenação da nova Mesa Diretora.
Confira abaixo, na íntegra, a pauta da última Sessão Plenária de 2025:
/public/admin/globalarq/uploads/files/47%20-%20Ordin%C3%A1ria%2029_12_2025.pdf
Assista a transmissão da última Sessão Plenária de 2025:
.
.
.
.