.

Acessibilidade

Aumentar Fonte
.
Diminuir Fonte
.
Fonte Normal
.
Alto Contraste
.
Libras
.
Vlibras

O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Mapa do Site
.
Acesso à informação
.

Expediente: Segunda-feira das 12h às 18h. De terça a sexta-feira das 07h às 13h.  Segundas-feiras sessão plenária ordinária a partir das 18 horas. Atendimento ao público externo (mediante agendamento com Gabinete de Vereador):das 8h às 18h, às segundas-feiras; das 7h às 17h, de terça a sexta-feira.

Idioma

Português

Português

English

Español

Français

Deutsch

Italiano

Poder Legislativo - Segunda-feira, 05 de Janeiro de 2026

Buscar Notícia

Notícias por Categoria

Capitão Bischoff assume Presidência da Câmara de Ijuí para 2026 com foco em gestão técnica e austeridade

Em ano marcado pelo calendário eleitoral, novo Presidente destaca a importância da autonomia institucional, do diálogo com a comunidade e da eficiência na aplicação dos recursos públicos.


Capitão Bischoff assume Presidência da Câmara de Ijuí para 2026 com foco em gestão técnica e austeridade

O Poder Legislativo de Ijuí inicia o ano de 2026 sob nova condução. O Vereador Capitão Bischoff (PSD) assume a Presidência da Câmara Municipal com um plano de metas fundamentado na responsabilidade institucional e no fortalecimento técnico da Casa. Em entrevista concedida à Assessoria de Imprensa Legislativa, o parlamentar detalhou as diretrizes que nortearão sua gestão, priorizando a transparência e a entrega de resultados concretos para a comunidade ijuiense.

 

Para o exercício de 2026, Bischoff estruturou sua atuação sobre cinco pilares: responsabilidade, fortalecimento técnico, transparência, economicidade e diálogo. O objetivo é consolidar uma imagem de seriedade perante a sociedade, garantindo que o Legislativo cumpra seu papel constitucional com rigor. "A marca que pretendemos deixar é a de uma Câmara respeitada, previsível e eficiente, que cumpre seu papel constitucional com seriedade", afirma o Presidente.

 

Ciente dos desafios que um ano de eleições gerais impõe ao debate público, o Presidente assegurou que a Mesa Diretora manterá a neutralidade e o ritmo dos trabalhos legislativos. A prioridade será a tramitação de matérias estratégicas para o município, sempre com o suporte de pareceres técnicos das Comissões Permanentes.  Segundo o Capitão Bischoff, o calendário eleitoral não pode interferir na produtividade da Casa. "Nosso compromisso é com a continuidade administrativa, independentemente do calendário eleitoral", reitera, enfatizando que o uso político da estrutura parlamentar será rigorosamente evitado.

 

Como polo regional nas áreas de saúde e educação, Ijuí terá na Presidência da Câmara um elo facilitador junto às esferas estadual e federal. Bischoff pretende atuar na captação de recursos para o Orçamento de 2027, buscando unir lideranças locais e regionais para fortalecer pleitos que beneficiem o desenvolvimento da região.

 

A gestão financeira de 2026 será marcada pela austeridade responsável. O plano inclui a otimização de despesas administrativas e o controle de custeio. Os recursos economizados através da sobra do duodécimo — parcela do orçamento municipal destinada ao Legislativo — deverão retornar ao Poder Executivo com indicações específicas de aplicação. "Entendemos que o recurso público deve retornar à população em forma de serviços, especialmente em setores que impactam diretamente a qualidade de vida", pontua o Vereador, citando saúde, segurança, educação e infraestrutura como áreas prioritárias.

 

Por fim, o novo Presidente reforça o compromisso inegociável com a independência do Legislativo, pautando-se pelo respeito estrito à separação dos Poderes. Para Bischoff, a autonomia da Câmara será garantida através da valorização da técnica acima de quaisquer interesses circunstanciais. Nesse cenário, as Comissões Permanentes assumirão um papel central na gestão, contando com o fortalecimento de suas estruturas e amplo acesso à assessoria qualificada para fundamentar suas decisões. O foco será o exercício rigoroso da prerrogativa fiscalizadora sobre os atos do Executivo e a execução do erário, garantindo que cada centavo do dinheiro público seja aplicado com transparência. "A fiscalização será feita com seriedade, responsabilidade e base técnica, sem perseguições políticas, mas também sem omissões", conclui o Presidente.

 

Com essa postura, a nova Mesa Diretora busca consolidar um Legislativo vigilante e comprometido com a legalidade, assegurando que o papel de zelar pela boa governança municipal seja cumprido de forma plena e independente em 2026.

65 Visualizações

Notícias relacionadas

Voltar para a listagem de notícias

.
.

Calendário de eventos

.
.

Acompanhe-nos

.
.

Câmara Municipal de Ijuí - RS.
Usamos cookies para melhorar a sua navegação. Ao continuar você concorda com nossa Políticas de cookies e Termos e condições gerais de uso.