.
Acessibilidade
.
.
.
.
.
O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras
.
.
.
Notícias por Categoria
As ações do município de Ijuí na Prevenção e Combate do Câncer de Mama foi tema do Seminário que aconteceu na tarde desta terça-feira
Numa iniciativa do Poder Executivo, por meio da Coordenadoria Municipal da Mulher, com apoio do Fórum Permanente da Mulher, do Conselho Municipal de Direitos da Mulher, do Gabinete da Primeira-Dama Gessy Ballin, Secretaria Municipal de Saúde, Hospital de Caridade de Ijuí (HCI), Unijuí, União de Reabilitação de Ijuí (Unir), Liga Feminina de Combate ao Câncer e a Associação de Apoio a Pessoas com Câncer (Aapecan), aconteceu na tarde desta terça-feira, 25, no auditório do HCI, o Seminário: Conversando sobre as ações do município de Ijuí na Prevenção e Combate do Câncer de Mama.
De acordo com a titular da Coordenadoria da Mulher, assistente social Angela Marchionatti, a realização desse tipo de evento é de suma importância porque, além de sensibilizar as pessoas para a importância da prevenção ao câncer de mama, auxilia na divulgação dos serviços existentes no município, consolidando toda uma estrutura existente e que vem atuando com bons resultados. Precisamos avançar, com certeza, mas é importante também valorizar os desafios já vencidos, na medida em que temos uma rede bem estruturada de serviços para o atendimento á mulher, mas, sobretudo, para o desenvolvimento de ações de prevenção, diz.
Para a coordenadora, as políticas públicas de prevenção e assistência precisam andar juntas. Sabemos que houve uma melhora sensível na saúde preventiva no Brasil. Mas ainda não chegamos ao ideal, ou seja, os investimentos em medicina curativa ainda são muito maiores e, por isso mesmo, demandam uma maior destinação de recursos, pois como se sabe, curar exige mais volume de dinheiro do que prevenir. Isso, contudo, é algo que precisamos ir mudando aos poucos, frisa.
A programação foi dividida em três momentos: uma apresentação cultural, logo na abertura, com a exibição do coral da Liga de Combate ao Câncer; logo em seguida a colaboração da Coordenadoria da Mulher e do Gabinete da Primeira-dama na prevenção ao Câncer de Mama em Ijuí, e a palestra Outubro Rosa e o Feminino, a cargo da professora da Unijuí. Arlete Regina Roman é enfermeira obstetra e mestre em enfermagem; na sequência aconteceu uma roda de conversa, mediada pela titular da Coordenadoria da Mulher, assistente social Angela Marchionatti, com representantes dos serviços de apoio do Centro de Alta Complexidade em Oncologia (Cacon), da Aapecan, Liga Feminina de Combate ao Câncer e Unir; e, por último, ocorreu à apresentação de resultados do Movimento Outubro Rosa, com dados exibidos pela secretária de Saúde, Marcia Boniatti, seguida da participação da mestranda em Desenvolvimento pela Unijuí, Taciana Ribas, que fez uma abordagem sobre Marketing Social.
.
.
.
.