Administração - Terça-feira, 06 de Março de 2018

Difícil situação enfrentada pela Cotrijuí foi debatida na Sessão do Poder Legislativo

O vereador Ricardo Adamy, usou a tribuna na sessão ordinária desta segunda-feira, 05, para falar sobre a Criação de uma Comissão Especial, a fim de acompanhar a difícil situação enfrentada pela Cotrijuí.

No requerimento de sua autoria, que foi votado e aprovado na sessão, Adamy justifica a importância de Criar essa Comissão Especial, para discutir possíveis alternativas, evitando assim, a liquidação e eventuais prejuízos aos associados, cuja grande maioria é de pequenos agricultores de Ijuí e região.

O tema sobre a situação atual da Cotrijuí gerou um amplo debate entre os vereadores, que usaram a tribuna manifestando - se a favor ou contrários a Criação desta Comissão Especial.

Para o vereador Darci Pretto, essa Comissão Especial não vai ter poder nenhum, em interferir juridicamente, a não ser aquele apoio político, que cada parlamentar pode dar em sua atuação individual.

“A situação já está posta e sendo coordenada pelo Poder Judiciário, e nada vai influenciar se criarmos essa Comissão Especial” ressalta o vereador Darci Pretto.

O vereador César Busnello achou louvável a iniciativa do vereador Adamy, mas  afirmou que não irá fazer parte dessa Comissão, porque não vão fazer milagre para essa infeliz cooperativa que teve seus gestores que não cuidaram bem dos seus associados.

Já o vereador Junior Piaia falou que não sabe se o melhor caminho é criar a Comissão Especial, mas que como vereadores, podem acompanhar e se possível em determinados diálogos, compreendendo a situação, ajudar criar soluções construtivas e evidentemente com respeito necessário ao Poder Judiciário.

O vereador João Monteiro em sua fala, afirmou que apoia o vereador Ricardo Adamy, em criar a Comissão Especial, mas que não irá fazer parte dela, pois segundo ele a Cotrijuí ta no fundo do poço e acordaram tarde demais, não havendo o que fazer. Monteiro deu um exemplo, que para ele, “a Cotrijuí está na UTI, precisando de oxigênio e o oxigênio está no fim”.

O vereador Marildo Kronbauer, não é contra a intenção de criar essa Comissão Especial, mas afirmou que não quer fazer parte da Comissão, porque os vereadores não têm condições e nem o poder de exigir a prestação de contas da Cotrijui, pois a cooperativa terá que prestar conta ao Ministério Público e Poder Judiciário.

O vereador Barriquello acha que tem sim que ser criada a Comissão Especial, e afirmou que ele fará parte dessa Comissão, pois o apoio político é importante, e sabe que é obvio que a decisão vai caber ao Poder Judiciário, mas as ações realizadas pelos vereadores que integram a Comissão Especial podem ajudar no processo.

Para Barriquello, o objetivo da Comissão é que possam ter informações mais concretas da realidade da cooperativa, pois não querem ser julgados por não ter participado e sim por quem sabe não terem conseguido.