Administração - Terça-feira, 10 de Abril de 2018

Comissão Especial da Habitação esteve reunida na tarde de ontem

Na tarde de ontem, 09, reuniram-se na sala das Comissões da Câmara de Vereadores, os integrantes da Comissão Especial instituída pela Resolução nº 1.229, de 25 de agosto de 2017, com a finalidade de discutir questões relacionadas à habitação de interesse social no município de Ijuí, especialmente sobre os processos de regularização fundiária, critérios para concessão de imóveis, aluguel social, entre outros assuntos atinentes ao tema.

A convite do presidente da Comissão Especial, vereador Junior Carlos Piaia, estiveram participando da reunião alguns moradores chamados “beira trilhos”, os quais tem suas casas na área de domínio da empresa Rumo Malha Sul, que tramita nas varas federais em Santo Ângelo, o Secretário de Habitação, Ramsés Lemos e o Secretário de Turismo, Sérgio Correa.

O senhor Willy Nunes, explanou aos vereadores sobre o dilema dos moradores que ocupam esta área de domínio (beira dos trilhos), onde também abordou sobre os processos e a busca pela legalização das residências dos moradores, bem como sobre o projeto encaminhado à Comissão “Beira de Trilhos Nunca Mais – Ijuí 2017, Queremos pagar por isso”.

O Secretário de Habitação, Ramsés Lemos, colocou sua preocupação sobre as eminentes decisões em primeira instância e o tempo hábil para recurso.

Os Secretários de Habitação e de Turismo falaram sobre a burocracia da tramitação do processo junto ao DNIT, bem como sobre a conveniência da empresa Rumo Malha Sul em mudar a malha dos trilhos, entre outros óbices que o projeto pode encontrar.

Os vereadores integrantes da Comissão Especial demonstraram a sua preocupação sobre o impacto e problema social que a retirada dos moradores poderá acarretar e em comum acordo decidiram convidar a UABI para uma próxima reunião, na sexta-feira, dia 13 de abril, após a reunião das Comissões.

Comissão Especial da Habitação esteve reunida na tarde de ontem