Administração - Sábado, 28 de Abril de 2018

Audiência Pública para debater a difícil situação da Cotrijuí aconteceu na tarde desta sexta-feira

A Câmara de Vereadores de Ijuí e a Comissão Especial em defesa da Cotrijuí, promoveram na tarde desta sexta-feira, 27, uma Audiência Pública para debater a situação da Cotrijuí - Cooperativa Agropecuária e Industrial, com o intuito de unir forças políticas em prol desta Cooperativa.

Estiveram participando da Audiência Pública, os vereadores integrantes da Comissão Especial, José Ricardo Adamy da Rosa (Presidente), Junior Carlos Piaia, e Jeferson Maturana Dalla Rosa, os vereadores Adalberto Noronha e João Monteiro, o Presidente da Câmara de Vereadores, vereador Rubem Carlos Jagmin, juntamente com os integrantes do Grupo Recuperação, Deputado Estadual Gerson Burmann, Diretor de assuntos municipais da Casa Civil do Estado Dorvalino Kuhn, representantes municipais, e comunidade em geral.

Inicialmente o Presidente da Comissão Especial, Vereador José Ricardo Adamy da Rosa, saudou os presentes, e explicou os objetivos da Audiência Pública, realizando então a leitura do Edital de Convocação.

Logo após, o produtor rural e um dos líderes do movimento independente denominado Recuperação Cotrijuí, Edson Burmann, falou sobre o processo judicial que sofre a Cotrijuí e sobre o armazém geral, esclarecendo a todos que a intenção do Grupo Recuperação é a recuperação da Cooperativa.

O advogado e integrante do Grupo Recuperação, Genésio Pereira, fez uma explanação jurídica sobre a questão da liquidação da Cotrijuí, onde apresentou dados importantes do processo.

Também se manifestaram, demonstrando preocupação com a difícil situação da Cotrijuí, os vereadores Jeferson Maturana Dalla Rosa, Junior Carlos Piaia e Adalberto Noronha.

O Deputado Estadual Gerson Burmann, agradeceu o convite e expressou sua preocupação lembrando a história de desenvolvimento da Cotrijuí, onde afirmou que faltam dados sobre a Cooperativa, e que é difícil apresentar uma proposta de recuperação ao judiciário sem conhecer a parte financeira e contábil da Cooperativa, ressaltou que é necessário buscar o apoio da Ocergrs e da Fecoagro, onde se colocou à disposição para marcar uma reunião em Porto Alegre com as mesmas.

Posteriormente, o Presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Carlos Karlinski, falou sobre a postura de gestores da Cotrijuí e as escolhas dos associados nas últimas eleições e suas consequências. Ressaltou também o desanimo dos associados, e a busca pela negociação das dívidas.

O ex-prefeito Fioravante Batista Ballin, também se manifestou, onde parabenizou a Comissão pela iniciativa, afirmando que é preciso acreditar que a Cotrijuí tem recuperação, e sobre a importância de se buscar o apoio da Ocergrs e Fecoagro, sugeriu como encaminhamento a formação de uma comissão entre os presentes para se buscar uma reunião com estas entidades, bem como, junto à Comissão de Agricultura da Assembleia Legislativa do Estado, e destacou a importância da Cotrijuí para a economia da região.

Na sequência, várias pessoas que estavam presentes se manifestaram, todos lamentando a grave situação da Cotrijuí, a preocupação com os associados, e explanando suas opiniões e casos particulares diversos.

Ao final da Audiência Pública, o Vereador Junior Carlos Piaia, falou sobre os objetivos da Comissão e suas competências, destacando que ficou claro que a grande reivindicação dos presentes é de que os Associados retomem a direção e gestão da Cotrijuí, sendo que os presentes manifestaram-se favoráveis, demonstrando que querem o afastamento dos liquidantes e a retomada da Cooperativa pelos Associados, afirmando então que a Comissão Especial irá elaborar um documento e encaminhará aos órgãos competentes esta intenção dos associados da Cotrijuí.