Administração - Sexta-feira, 25 de Maio de 2018

Comissão Especial da Saúde esteve reunida com representantes da Comunidade do Interior

Na manhã desta quinta-feira, 24, reuniram-se no Plenário da Câmara de Vereadores, os vereadores Adalberto de Oliveira Noronha e Andrei Cossetin Sczmanski, que integram a Comissão Especial para tratar sobre a área da saúde pública em Ijuí, juntamente com os vereadores Junior Carlos Piaia e João Monteiro, representantes do Conselho Municipal de Agropecuária e Desenvolvimento Rural (Comrural), Sindicato dos Trabalhadores Rurais, comunidades do interior do município e sociedade em geral.

O vereador Adalberto de Oliveira Noronha, que preside a Comissão, saudou os presentes e falou sobre os objetivos da Comissão, e sobre a necessidade de dar sequência às demandas na área da saúde, trazidas pela sociedade, assim como sobre a mobilização chamada “Maio Amarelo”.

A servidora Elaine Cabral, da Coordenadoria de Trânsito, aproveitou a oportunidade para falar aos presentes sobre a campanha “Maio Amarelo”, e destacou os principais fatores de risco para as mortes no trânsito.

Logo após, o Presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Carlos Karlinski, destacou a importância da campanha Maio Amarelo e fez uma abordagem histórica sobre a saúde e como eram os atendimentos quando surgiram os primeiros hospitais, ressaltou ainda sobre os atendimentos prestados aos cidadãos do campo, destacando que atualmente há conquistas importantes na área da saúde, sendo essencial unir forças em prol desta causa e enfrentar o corporativismo existente em Ijuí na área da saúde.

O vereador Adalberto Noronha explanou sobre a questão do congelamento dos recursos para a saúde por parte da União, e outros fatores que influenciam na vida diária da população e sobre os órgãos que compõe a rede de saúde pública em nosso município.

Na ocasião, alguns membros da comunidade do interior se pronunciaram, onde criticaram o trabalho dos Agentes Comunitários de Saúde, dizendo que o valor investido neste programa deveria ser investido em mais exames e consultas.

O Vereador Andrei Cossetin Sczmanski, esclareceu sobre o trabalho realizado pelos Agentes de Saúde e sua importância, bem como sobre a necessidade de modernização do trabalho realizado por esses profissionais.

O presidente do Sindicato Rural, Carlos Karlinski, sugeriu que essas reuniões para tratar sobre a saúde sejam mensais e que os gestores sejam convidados para se fazerem presentes.

Ao final, o vereador Adalberto Noronha convidou a todos para participarem da reunião que ocorrerá no próximo dia 29, às 08h, no Plenário da Câmara de Vereadores, com a presença dos gestores municipais, hospitais, Cisa e Unijuí, bem como falou sobre os demais problemas existentes na área da saúde e a importância da sociedade participar e cobrar dos órgãos públicos.