Administração - Quarta-feira, 30 de Maio de 2018

Comissão Especial da Saúde promoveu reunião na manhã de hoje

A Comissão Especial para tratar da saúde pública, da Câmara de Vereadores de Ijuí, presidida pelo vereador Adalberto Noronha, realizou reunião na manhã desta terça-feira, 29, no Plenário do Poder Legislativo, para debater assuntos relativos ao Sistema Único de Saúde – SUS.

Participaram do encontro, vereadores, o Secretário Municipal de Saúde, Josias Pinheiro, a Diretora Executiva do Hospital Bom Pastor, Rosane Schiavo, Representantes da 17ª Coordenadoria Regional de Saúde, da Liga Feminina de Combate ao Câncer, do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, das Associações de Moradores dos Bairros de Ijuí, do Conselho Municipal de Saúde, da Coordenadoria de Trânsito e comunidade em geral.

No início da reunião, a servidora Elaine Cabral, da Coordenadoria de Trânsito, falou sobre os principais fatores que ocasionam acidentes de trânsito e destacou a importância de todos adotarem práticas mais seguras, para que a vida de toda a população possa melhorar, onde citou dicas importantes para garantir a segurança no trânsito.

Logo após, o Presidente da Comissão Especial da Saúde, Adalberto Noronha, apresentou as principais questões que foram levantadas durante as reuniões realizadas até o momento pela Comissão.

O vereador Jeferson Dalla Rosa, que também integra a Comissão Especial da Saúde, falou sobre a importância da sociedade cobrar o atendimento médico pelo SUS e também ressaltou que tem que haver uma melhor interlocução entre as entidades que atendem pelo sistema único de saúde.

O Secretário de Saúde, Josias Pinheiro, explicou como são realizados os agendamentos dos exames e consultas e o que se refere a média e alta complexidade é passado ao Estado. Ele ressaltou que tem algumas demandas que preocupam, principalmente quanto as cirurgias, que talvez seja um dos grandes gargalos que se tem, pois tem pessoas que estão aguardando há mais de um ano para fazer uma cirurgia, são cadastrados no sistema e encaminhados a outros municípios da região, mas não se consegue vencer.

Quanto ao serviço de traumatologia, o secretário de saúde, falou que o hospital de caridade irá apresentar uma proposta aos municípios, na próxima reunião dos secretários de saúde de todos os municípios da região da 17ª, para que possamos ter algum avanço na questão de traumatologia, que irá facilitar, pois as referências em serviços de traumatologia são realizadas em Criciumal, Palmeiras, Cruz Alta e Santo Ângelo, e com todos esses municípios estão tendo algum tipo de problema.

O secretário destacou que o município atualmente investe cerca de 150 a 160 mil reais por mês, nos exames laboratoriais mais simples, e recebem da união em torno de 50 a 55 mil reais por mês, sendo o restante com recursos próprios.

A diretora executiva, Rosane Schiavo, falou sobre como está ficando o novo hospital do Bom Pastor e passou fotos para que todos pudessem acompanhar o andamento das obras.

Rosane Schiavo destacou que os recursos para a saúde sempre vão ser pequenos, então sugeriu que se invista em ações preventivas e no fortalecimento das estruturas físicas dos hospitais.

Como encaminhamento, a diretora executiva do hospital Bom Pastor falou que foi formalizado o pedido ao governo do estado, o credenciamento para média e alta complexidade, no serviço de oftalmologia, para atender as pessoas dos municípios de toda a região que abrange a 17ª Coordenadoria regional de Saúde.

Também foi definido na reunião de hoje, que nos próximos dias será agendada uma reunião com a direção do Hospital de Caridade, para ver a possibilidade de também prestar serviço na área de oftalmologia, tendo em vista que os equipamentos que o HCI dispõe, foram comprados com recursos públicos, vindos através de emendas parlamentares.

E para a próxima reunião que ficou agendada para o dia 28 de junho, com início previsto para as 08h, na Câmara de Vereadores, a 17ª Coordenadoria Regional de Saúde, ficou encarregada de apresentar as demandas e quais os números de atendimentos, exames, consultas e cirurgias disponibilizados.

Comissão Especial da Saúde promoveu reunião na manhã de hoje