Administração - Terça-feira, 26 de Junho de 2018

Direção do Lar da Criança Henrique Liebich participou da Sessão realizada na noite de ontem

A sessão ordinária semanal realizada na noite de ontem, 25, na Câmara de Vereadores de Ijuí, foi presidida pelo vereador Rubem Carlos Jagmin e secretariada pelo vereador Junior Piaia, e contou com a aprovação de projetos e ao final com a participação da Direção do Lar da Criança Henrique Liebich, no espaço da Tribuna Popular.

Inicialmente os vereadores votaram o veto total ao projeto de lei, processo nº 528/2018, que Denomina de Rua Professor Waldir Bussmann a via pública que menciona. Com Parecer da Comissão de Constituição, Justiça e Redação Final pela Rejeição do Veto. Sendo que 13 votos foram favoráveis a rejeição do veto e 1 contrário.

Também estava na pauta para votação o projeto de lei que autoriza o Poder Executivo a contratar operação de crédito junto ao Banco do Brasil, no valor de até R$ 4 milhões, com a finalidade de promover a modernização administrativa cadastral e tributária do Município, através da implantação do programa de georreferenciamento.

O vereador Darci Pretto da Silva (PDT) solicitou o adiamento por mais trinta dias para votar o projeto que tem como objetivo implantar o programa de georreferenciamento, que visa mapear os imóveis e a área ambiental do município de Ijuí.

Outro projeto que estava na pauta e teve pedido de vistas pelo vereador João Monteiro (PDT), é o que autoriza o Poder Executivo Municipal adquirir os imóveis de propriedade de Luciana Raquel da Silva, onde a Acata - Associação de Catadores de Materiais Recicláveis está instalada.

Posteriormente os vereadores aprovaram na sessão de ontem, o projeto de lei que autoriza a contratação temporária de um servidor para exercer as funções de Zootecnista, junto ao Instituto Municipal de Ensino Assis Brasil – IMEAB.

Também foi aprovado o projeto de lei que autoriza a abertura de créditos adicionais especiais no valor total de até R$ 221.987,70 (duzentos e vinte e um mil, novecentos e oitenta e sete reais e setenta centavos); autoriza a inclusão de ação nos Anexos III e de Ações Validadas da Lei Municipal nº 6.584, de 7 de novembro de 2017; autoriza a inclusão de ação no Anexo I e no Demonstrativo III da Lei Municipal nº 6.603, de 28 de dezembro de 2017.”

A abertura de créditos adicionais especiais proposta no âmbito da Secretaria Municipal de Educação, assim como a inclusão da respectiva ação no Plano Plurianual 2018-2021 e na Lei de Diretrizes Orçamentárias 2018, visa à cobertura de despesas e custeios de ações na área educacional, com foco na melhoria da aprendizagem e para manter os serviços e complementar as ações da educação básica, com recursos destinados pela Câmara Municipal de Ijuí de acordo com a Resolução 02, de 8 de junho de 2018.

Ainda foi aprovado o projeto que altera a redação do art. 2º da Lei nº 6.423, de 29 de junho de 2016 que autorizou a cedência de 03 servidores estáveis ocupantes de cargo de provimento efetivo de Operador de Usina e subestação, do Demei ao Demei-Geração, para permitir que o prazo de cedência seja prorrogável e renovável por períodos iguais e sucessivos.

Também houve aprovação do projeto de autoria do Poder Legislativo que denomina de Maria Guilhermina Korb a via que menciona.

Após a votação dos projetos que estavam na pauta do dia, estiveram participando da sessão, o diretor executivo do lar da criança Henrique Liebich, Leandro César Correa e o coordenador do projeto Núcleo Social, Diego Rodrigo da Silva.

Eles usaram o espaço da tribuna popular, para apresentar o projeto Núcleo Social de Ijuí, o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, mantido pela instituição, e as ações sociais previstas para serem desenvolvidas futuramente. Da mesma forma, também solicitaram o apoio político do Poder Legislativo com relação à manutenção do trabalho realizado.