.

Acessibilidade

Aumentar Fonte
.
Diminuir Fonte
.
Fonte Normal
.
Alto Contraste
.
Libras
.
Vlibras

O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Mapa do Site
.
Acesso à informação
.

Expediente: Segunda-feira das 12h às 18h. De terça a sexta-feira das 07h às 13h.  Segundas-feiras sessão plenária ordinária a partir das 18 horas. Atendimento ao público externo (mediante agendamento com Gabinete de Vereador):das 8h às 18h, às segundas-feiras; das 7h às 17h, de terça a sexta-feira.

Administração - Quarta-feira, 17 de Outubro de 2018

Buscar Notícia

Notícias por Categoria

Sessão Solene de entrega de Títulos de Cidadão Ijuiense aconteceu na noite de ontem

Sessão Solene de entrega de Títulos de Cidadão Ijuiense aconteceu na noite de ontem


Sessão Solene de entrega de Títulos de Cidadão Ijuiense aconteceu na noite de ontem

Na noite de ontem, 16, foi realizada a Sessão Solene de entrega do Título de Cidadão Ijuiense na Casa do Produtor, localizada no Parque de Exposições Wanderley Burmann, durante a programação da Expoijuí/ Fenadi 2018.

Os títulos de Cidadão Ijuiense foram concedidos a seis pessoas que não nasceram no município, mas escolheram Ijuí como lugar para viver e trabalhar. Na ocasião, receberam a honraria pelo Poder Legislativo a Senhora Ida Gemballa Fengler e os Senhores Juarez Neme da Costa e Nilton Luiz Guidolin. Pelo Poder Executivo foram homenageados as Senhoras Cirlei de Oliveira Schroer e Maria Eni de Souza Drefs e o Senhor Vilson Paulo Bragagnolo.

Estiveram compondo a mesa principal o presidente da Câmara de Vereadores, Rubem Carlos Jagmin, o prefeito municipal Valdir Heck, a primeira-dama Jussara Heck e o presidente da União das Etnias de Ijuí (Ueti) e Feira Nacional das Culturas Diversificadas (Fenadi) Nelson Casarin.

Os vereadores Andrei Cossetin Sczmanski, Alexandra de Freitas Lentz, João Pedro Monteiro, Jeferson Maturana Dalla Rosa, Darci Pretto da Silva, Jorge Amaral de Oliveira, Edemilson Franco Mastella e Helena Stumm Marder também estiveram participando da sessão solene.

O espaço cultural da sessão solene contou com a apresentação do músico Uilisson Figueiró Marques, que cantou três belas canções: A primeira vez - de Elton Saldanha, Merceditas – de Ramon Sixto Ríos e Batendo água – de Gujo Teixeira/Luiz Marenco.

Após a apresentação passou-se  a leitura dos históricos de cada homenageado, bem como a entrega do Título.

Cada um dos Cidadãos que foram indicados para receber a homenagem contribuiu e contribui com o desenvolvimento, a geração de empregos e a potencialização de oportunidades que o nosso município oferece a todo aquele que aqui aporta, acolhendo esta terra como sendo sua.

A Cidadã Ijuiense Cirlei de Oliveira Schroer, nasceu em 04 de janeiro de 1943, no segundo distrito do município de Tupanciretã, que hoje vem a ser o município de Jóia e veio residir em Ijuí com 01 ano de idade.

Concluiu seus estudos em 1964, na Escola Técnica de Comércio Ijui, concomitante ao Magistério, fez o curso de Técnico em Contabilidade, com conclusão em 1962. Em 1982 concluiu a graduação em Pedagogia e Administração Escolar na Fidene. Em 1984, concluiu a graduação em Pedagogia e Supervisão Escolar também na Fidene.

Em 1986 concluiu uma especialização em Administração Escolar na Fidene. Entre 1988 e 1989, cursou Psicologia na UPF em Passo Fundo, vindo concluir este curso em 1995, na Unijui.

Contratada pelo Governo do Estado do RS, iniciou seu trabalho no grupo Escolar Osvaldo Aranha em 1964. Paralelo a isso, a noite, exercia o cargo contábil na Comercial Agrícola Cacique, trabalho desenvolvido até 1968.

Em 1968 também, foi do G.O.A. para a Escola da Penha, voltando ao Osvaldo Aranha em 1971, quando foi efetivamente nomeada  pelo Estado. Do Osvaldo Aranha, já nomeada, foi a Escola São Geraldo, onde permaneceu 20 anos, sendo professora de 1971 até 1975 e após, diretora, até a aposentadoria no Estado em 1989. Entre 1975 e 1990, atuou como catequista na Paróquia da Natividade. Entre 1978 a 1982 foi supervisora de estagio no Colégio Sagrado Coração de Jesus. Entre 1980 a 1989 participou do grupo de ativação e avaliação na supervisão de escolas junto a Coordenadoria Regional de Educação.

Entre 1983 a 1989 trabalhou junto a Unijui, no curso de Psicologia, como professora. Entre 1990 e 2011, foi diretora da Escola Exitus, onde ministravam cursos técnicos e ensino médio.

Entre 1997 a 2000, desenvolveu atividades como primeira dama do Municipío de Ijuí, na gestão do esposo (1997 – 2000), Ortiz Iboti Schroer (in memorian – 2015). 

Entre 2000 a 2013, assumiu o cargo de Psicóloga concursada da Prefeitura de Ijuí, quando se aposentou no Municipio.  Entre 1995 até então, é diretora da Clinica de Psicologia Psyché, onde atua com psicologia clinica. Do inicio de seu trabalho como professora e técnica contábil, até o momento, são 58 anos de trabalho ininterrupto nesta comunidade, que lhe acolhe desde 1944.

A Cidadã Ijuiense Ida GemballaFengler é natural do município de Dona Emma, localizada no Vale do Rio Itajaí, em Santa Catarina, nascida a 10 de junho de 1931. Mudou-se para cidade de Rio do Sul, Santa Catarina, onde iniciou uma nova fase de trabalho e estudo. Na parte da manhã Ida dedicava-se ao estudo do curso de contabilidade e à tarde trabalhava na farmácia do irmão Guilherme Gemballa. 

Depois de formada, assumiu a escrita contábil da firma. Em 1956, Ida ingressa na Faculdade de Farmácia em Florianópolis, onde a formatura aconteceu em 17 de dezembro de 1958.

Em 19 de outubro de 1960 realizou-se a cerimônia do casamento na cidade de Rio do Sul, Santa Catarina. Ida e Anibaldo assumem novos compromissos: participam ativamente da Comunidade Evangélica, da Ordem Auxiliadora das Senhoras Evangélicas OASE, do Rotary Club, onde Anibaldo foi presidente. Nesse período foi organizada a primeira Festa do Chopp, jantares americanos e a primeira campanha do agasalho, atividades com cunho beneficiente.

Chegando a Ijuí exerceu sua profissão de farmacêutica na Farmácia do Hospital de Coronel Barros, e outras farmácias em Coronel Barros e Ijuí.

A partir de 1985, Ida GemballaFengler assume juntamente com seu filho Guilherme a direção administrativa e contábil do Hotel e Restaurante Jardim Europa, dedicando-se quinze anos. 

O dom artístico de Ida esteve sempre presente no dia a dia. Aperfeiçoando-se na técnica de pintura em porcelana, participa de exposições em vários estados. Além da porcelana, Ida desenvolveu habilidades de outras técnicas como mosaico, arranjos de Ikebana, pintura em madeira bauermalarei, pintura em telas, bordados, trabalhos com vidros coloridos. Dedicou-se a aulas de artes para crianças de cinco a dez anos na Missão Evangélica de Amparo ao Menor MEAME por três anos.

Até hoje, Ida continua desenvolvendo trabalhos artísticos e de decoração no Hotel e Restaurante Jardim Europa.

O Cidadão Ijuiense Juarez Neme da Costa, nascido em São Gabriel, em 22 de novembro de 1961. Cursou o Ensino Fundamental e Ensino Médio no município de São Gabriel em escolas públicas, onde residiu até os 17 anos. No mesmo ano em que concluiu o ensino médio, prestou seu primeiro vestibular, passando no curso de Zootecnia na UFSM de Santa Maria, concluindo a graduação no ano de 1984.

No ano de 1980, com 19 anos, prestou serviço militar ao Exército Brasileiro em São Gabriel como aluno do NPOR – Núcleo de Preparação de Oficiais da Reserva, na Arma de Cavalaria, formando-se como Segundo Tenente da Reserva não remunerada em 1981.

Após sua formatura em Zootecnia, mudou-se para Ijuí em 1985, para trabalhar na empresa Herbitécnica, com insumos agrícolas, até 1987. Esta empresa permitiu a ele o contato com produtores rurais e também conhecer o potencial agrícola da nossa região, o que foi fundamental na sua decisão de permanecer em Ijuí. Após, passou a atuar na Empresa Copagril, Comercial Agrícola Piccoli de Ijuí, durante quatro anos e meio.

Em 1991, decidiu empreender na cidade de Ijuí, através de uma sociedade, fundou a empresa Nutriplanta, com a qual atuou durante mais aproximadamente cinco anos. Com o término desta sociedade, em 1995, resolveu investir em um novo empreendimento, fundando a Produtiva Insumos Agrícolas, localiza na Avenida 21 de abril, 1299, nesta cidade, a qual tem atuação em vários municípios em torno de Ijuí, e atualmente conta com catorze colaboradores comprometidos com o desenvolvimento regional, levando produtos e assistência técnica ao meio rural.

Seu envolvimento com a comunidade vai além do trabalho como Administrador na Produtiva em Ijuí, atuando constantemente em diversas entidades do município e região, como vice-presidente do Sindilojas/Ijuí durante três gestões e diretor da ACI – Associação Comercial e Industrial de Ijuí, desde 2007.

Na área agropecuária atua como diretor da Andav – Associação Nacional dos Distribuidores de Insumos Agrícolas e Veterinários, por duas gestões, também foi presidente da ARAI – Associação das Revendas de Agroquímicos de Ijuí, por duas gestões e vice-presidente por mais uma gestão.

Na área da educação e desenvolvimento regional, atuou como vice-presidente da Tec-E-Inova, faz parte atualmente parte do Codemi – Conselho de Desenvolvimento do Município de Ijuí e é Conselheiro há três gestões do Conselho Curador da Unijuí.

No meio social, prioriza sua participação no seu clube do coração, Clube Ijuí, com participação assídua, seja como sócio, ou como membro da diretoria por diversas gestões, contribui ativamente não somente na parte administrativa, mas também participando nas diversas atividades de recreação e laser desta entidade.

A Cidadã Ijuiense Maria Eni de Souza Drefs nasceu em 1951, no município de Palmeira das Missões. Muito jovenzinha foi morar em Frederico Westphalen, onde iniciou e concluiu parte dos seus estudos.

Em 1984, prestou vestibular em Licenciatura Curta - Estudos Sociais - Curso de Férias da Unijuí. Dois anos depois, mudou-se em definitivo para Ijuí, para concluir o Curso. Logo depois passou a exercer a função de professora na Rede Pública Municipal de Ensino, lotada na Secretaria Municipal de Educação, onde pôde atuar na área de Alfabetização e Ensino Integrado, trabalho realizado com detentos no Presídio de Ijuí (1986 e 1987).

Em 1988, trabalhou na Escola Rincão do Alvorada, professora de 1ª a 4ª Séries. Em 1989, foi chamada para desenvolver junto com os professores Jorge Mello, Alcides Lucion e Terezinha Borges, um projeto de alcance social em alfabetização de adultos. Esse grupo tinha o compromisso de trabalhar junto às mulheres ijuienses, principalmente, com donas de casa, moradoras dos bairros.

Ao ir a campo, Maria Eni percebeu que as mulheres ijuienses queriam mais: desejavam conhecimento para se inserir no mercado de trabalho e, com seu próprio esforço, contribuir para a melhora do orçamento doméstico. Assim surgiram os clubes de mães, sendo os dois primeiros no Pindorama e Thomé de Souza.

Esse trabalho se expandiu, alcançando outros bairros e, também, o Interior, passando a ser realizado pela Secretaria Municipal de Assistência Social à época, sob sua própria coordenação, alcançando a marca de 55 grupos organizados e em atividade. No Interior, contava com a parceria da Emater e da Secretaria de Saúde. Na década de 90, Maria Eni retomou os estudos e, em 1994, concluiu o Curso de Licenciatura Plena em História, na reconhecida Unijuí.

Três anos depois, deixava a coordenação dos Clubes de Mães, para assumir mais um desafio: atuar junto ao setor da Merenda Escolar, então, na Secretaria de Assistência Social. Posteriormente, transferindo-se para a Smed, junto com a mudança no setor.

Em 1999, Maria Eni deixou de exercer a função pública, afastando-se temporariamente do mercado de trabalho. Retornou em 2001, atuando no Projeto Agente Jovem junto à Secretaria de Assistência Social e, em 2002, passou a atuar como assistente em Atendimento Social, quando teve a oportunidade de desenvolver várias atividades administrativas e também na área habitacional de interesse social.

Nesse período, podem ser destacados projetos importantes como o Amigos do Papel, que tinha o objetivo de estimular a reciclagem de materiais, uma política pública de inclusão social, que alcançou cerca de 300 famílias; atuou, também, nos projetos Casa-Lar do Idoso e Primeiros Passos.

Na vida comunitária, Maria Eni teve atuação destacada: integrou a diretoria das Associações de Bairros do Elizabeth e do Glória e o Conselho de Ética do CTG Aurora Pampeana do bairro Glória. Atuou na antiga Legião Brasileira de Assistência (LBA). Integrou a Pastoral da Criança da Igreja Católica no Bairro Glória. Maria Eni também teve atuação político-partidária, ao integrar o Diretório Municipal do PDT e a Ação da Mulher Trabalhista (AMT).

O Cidadão Ijuiense Nilton Luiz Guidolin, nasceu em 04 de outubro de 1955, no município de Santa Maria, Distrito de Arroio Grande – 4ª Colônia. Em 1983 concluiu o Curso de Medicina na Universidade Federal de Santa Maria.

Concursado na prefeitura municipal de Ijuí, desde 2008, exercendo a função de médico junto ao ambulatório cirúrgico, da Secretaria Municipal de Saúde. Também atua no Pronto Atendimento da Secretaria Municipal de Saúde de Ijuí. Por 9 anos trabalha no Samu/Salvar  e  presta atendimento no Pronto Socorro do Hospital de Caridade de Ijuí.

O Cidadão Ijuiense Vilson Paulo Bragagnolo, estudou em Escola Rural Dom Matheus Pasqualli na Vila Monte Berico, e trabalhou na lavoura com seus pais. Em 1970 foi interno do Colégio Marista de Veranópolis, onde cursou o Ginásio, trabalhou na Dal Ponte - fábrica de bolas de 1975 a 1978, no setor de produção, e a noite estudava no Sesi/Senai de Bento Gonçalves, onde cursava e formou-se em Técnico de Segurança do Trabalho.

Trabalhou na São Paulo Alpargatas de 1978 a 1980, como Técnico em Segurança do Trabalho. Em 1980 foi contratado na Cooperativa Central Gaúcha de Leite, em Porto Alegre, como técnico em Segurança do Trabalho, onde foi transferido para a Unidade de Ijuí em Novembro de 1982.

De 1982 a 1984 trabalhou na Agência de Viagens Varig/Rio Sul - Wandoaldo Kopff, como agente de viagens, quando Ijuí mantinha vôos diariamente de Ijui a Porto Alegre. Em 1984 iniciou atividade no Sesi- Fiergs unidade de IJUI, onde atua até hoje como Técnico em Segurança do Trabalho e Ergonomista, realizando consultorias e treinamentos na área de Saúde e Segurança do Trabalho nas indústrias da Região.

Em 1982, quando chegou em IJUI, foi morador do Bairro Modelo, onde teve participação em várias entidades no mesmo bairro:

Participação na patronagem do CTG Avô Maragato por mais de 15 anos; Presidente do CPM - Círculo de Pais e Mestres do Colégio Estadual do Bairro Modelo, período de 5 anos, onde foi instalado o Colégio Antônio Padilha.

Membro na Diretoria onde realizou trabalhos de educação ambiental em escolas e comunidade na Sociedade Ecológica Bandeirantes do Verde, por mais de 10 anos. Foi Presidente do Conselho Econômico da Igreja São José Operário do Bairro Modelo, por 05 anos.

Sessão Solene de entrega de Títulos de Cidadão Ijuiense aconteceu na noite de ontem

Sessão Solene de entrega de Títulos de Cidadão Ijuiense aconteceu na noite de ontem

Sessão Solene de entrega de Títulos de Cidadão Ijuiense aconteceu na noite de ontem

Sessão Solene de entrega de Títulos de Cidadão Ijuiense aconteceu na noite de ontem

Sessão Solene de entrega de Títulos de Cidadão Ijuiense aconteceu na noite de ontem

Sessão Solene de entrega de Títulos de Cidadão Ijuiense aconteceu na noite de ontem

Sessão Solene de entrega de Títulos de Cidadão Ijuiense aconteceu na noite de ontem

Sessão Solene de entrega de Títulos de Cidadão Ijuiense aconteceu na noite de ontem


231 Visualizações

Notícias relacionadas

Voltar para a listagem de notícias

.
.

Câmara Municipal de Ijuí - RS.
Usamos cookies para melhorar a sua navegação. Ao continuar você concorda com nossa Política de Cookies e Políticas de Privacidade.