Administração - Terça-feira, 27 de Novembro de 2018

Sessão contou com homenagem ao Grupo de Folclore Chão Batido e a participação do Sindicato dos Professores da Rede Pública Municipal de Ijuí na Tribuna Popular

A sessão ordinária realizada na noite desta segunda-feira, 26, foi presidida pelo vereador Rubem Carlos Jagmin (PP) e secretariada pelo vereador Junior Carlos Piaia (PCdoB).

Inicialmente, por proposição do vereador Edemilson Franco Mastella (PDT), o Poder Legislativo ijuiense prestou homenagem ao Grupo de Folclore Chão Batido, pelo transcurso dos seus 25 anos de atividades.

Estiveram presentes para receber a homenagem, o Patrão do Grupo de Folclore Chão Batido, Luiz Martins e sua esposa, Patroa Mariza Isabel Costa Martins, o Vice Patrão Vilson Brits Gomes e sua esposa Teresinha Gomes de Carvalho e demais integrantes da entidade tradicionalista.

A Patroa Mariza Isabel Costa Martins agradeceu a homenagem e falou sobre a trajetória do Grupo de Folclore Chão Batido, que foi criado no ano de 1993, por iniciativa de famílias tradicionalistas do Bairro Getúlio Vargas, sendo que sua primeira sede foi de “chão batido”, onde não havia nenhum tipo de piso ou assoalho.

Posteriormente foi votado e aprovado por unanimidade, o projeto de lei que autoriza a concessão de uso gratuito de um terreno urbano, situado na Rua Miguel Kruger, localizado no Distrito de Alto da União à Associação D’agua Alto da União.

No terreno urbano de 64,00m², de propriedade do município de Ijuí, estão instalados o poço e a caixa d’água que fornecem água potável para cerca de 115 famílias residentes no Distrito de Alto da União.

Baixou para análise das Comissões, o Projeto de Resolução da Presidência do Poder Legislativo, que Dispõe e Estabelece, Alterações, Revogações, e demais Modificações, de que regula e trata a Lei Municipal nº 5.963, de 12 de junho de 2014, que dispõe sobre  o Plano de Cargos, Carreiras, Remunerações e Vencimentos – PCCRV -, Funções, Funções Gratificadas, Gratificações, Promoções, Vantagens gerais e especiais, pessoais e funcionais, do Quadro de Servidores do Poder Legislativo de Ijuí, e dá outras providências.

REQUERIMENTOS:

Foram aprovados quatro requerimentos na sessão. Um deles é de autoria dos vereadores da Bancada do PP: Antônio Adolfo Hintz de Lima, Jorge Gilmar Amaral de Oliveira e Rubem Carlos Jagmin. Para envio de convite ao Vice-Prefeito Municipal, Senhor Valdir Zardin, que desempenha também a função de Secretário Municipal de Desenvolvimento Rural, para participar da Sessão Ordinária do dia três (3) de dezembro do ano em curso, para explicar o andamento dos trabalhos e atividades que estão sendo desenvolvidas pela pasta, principalmente quanto a manutenção das estradas do interior do Município.

O outro requerimento aprovado é de autoria do vereador João Pedro Monteiro (PDT), para envio de ofício ao Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes solicitando que seja autorizada, com a maior brevidade possível, a execução de obra na faixa de domínio da União, nas margens do km 460 da BR 285, visando ampliar as dimensões do acesso à via vicinal do Município de Ijuí que liga a rodovia ao Distrito de Floresta, uma vez que da forma como está atualmente, dificulta sobremaneira a passagem de veículos de grande porte, como caminhões, que são obrigados a manobrar no local expondo-se ao risco de acidentes.

Também do vereador João Pedro Monteiro (PDT), foi aprovado o requerimento para que seja enviado ofício ao Departamento Estadual de Estradas de Rodagem solicitando que seja asfaltado a RS 218, trecho que liga o Município de Catuípe à RS 155, no Distrito de Chorão em Ijuí. Destaca-se que essa obra beneficiaria, além do Município de Ijuí, os demais Municípios da região, como Santo Ângelo, Catuípe, Santo Augusto, Ajuricaba, Nova Ramada, Panambi, entre outros, uma vez que facilitaria o deslocamento da população em geral.

E o quarto requerimento aprovado é de autoria do vereador Junior Carlos Piaia (PCdoB), para envio de ofício ao Departamento Estadual de Estradas de Rodagem, solicitando que seja informado a esta Casa se há previsão de conclusão da obra de recuperação da RS 522, no trecho compreendido entre os municípios de Ijuí e de Augusto Pestana, visto que a atual situação em que se encontra a rodovia tem causado transtorno aos seus usuários, na medida em que tem provocado danos materiais nos veículos e expondo-os ao risco eminente de acidentes.

ANTEPROJETO DE LEI

Ainda na sessão, dois Anteprojetos de Lei foram encaminhados ao Poder Executivo.

Um dos Anteprojetos encaminhados é de autoria da vereadora Alexandra de Freitas Lentz (PDT), que Dispõe sobre a criação de um disque denúncias chamado “Disque Ijuí sem lixo”.

O outro Anteprojeto encaminhado ao Poder Executivo é de autoria da vereadora Helena Stumm Marder (PDT), que Cria o Banco Municipal de Materiais de Construção de Interesse Social e dá outras providencias.

Ao final da Sessão da Câmara de Vereadores desta segunda-feira, 26, no espaço destinado a Tribuna Popular, esteve representando os 640 filiados ao Sindicato dos Professores da Rede Pública Municipal de Ijuí, a professora Elis Pires.

Na ocasião, a professora Elis pediu o apoio dos vereadores e falou sobre três pautas. Uma delas, para que haja revisão sobre a questão dos salários dos professores municipais e que os salários dos servidores sejam mais igualitários.

Segunda pauta, pediu o apoio de todos os vereadores para que em janeiro seja mantido o piso dos professores de nível nacional, valorizando a categoria.

E na terceira pauta, que se possa retomar na Casa a criação da lei de apoio a cultura, que institui a meia entrada para professores em eventos culturais, teatro, sessões de cinema, shows e outros no Município de Ijuí.