Administração - Quinta-feira, 29 de Novembro de 2018

Curso de Medicina volta a ser debatido na Câmara de Vereadores

A Comissão Especial criada na Câmara de Vereadores de Ijuí, em 18 de maio de 2012, presidida pelo vereador César Busnello (PSB), com a finalidade de apoiar a abertura do Curso de Medicina na Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul – Unijuí, promoveu uma reunião na tarde desta quinta-feira, 29, na sala das Comissões do Poder Legislativo.

Participaram do encontro, além dos vereadores César Busnello, Marcos Barriquello e Helena Stumm Marder, que integram a Comissão Especial, os vereadores Jeferson Dalla Rosa, Junior Piaia e Antonio Hintz de Lima, a Reitora da Unijuí, Cátia Maria Nehring, a Vice – Reitora de Graduação da Unijuí, Cristina Pozzobon, o Secretário Municipal de Saúde, Josias Pinheiro,  a Diretora - executiva do Hospital Bom Pastor, Rosane Schiavo, o Presidente do HCI, Cláudio Matte Martins e o Diretor-executivo do HCI, Fernando Becker.

Na ocasião, o presidente da Comissão Especial, vereador César Busnello, saudou a todos e explicou que o objetivo da reunião foi para ouvir as partes envolvidas, tanto a diretoria dos dois hospitais, como a reitoria da universidade, para a vinda do curso de medicina para Ijuí, e também saber quais os próximos procedimentos e em que o Poder Legislativo poderá contribuir para que esse projeto se concretize.

A reitora da Unijuí, Cátia Nehring, falou que o projeto é bastante complexo e juntando as forças e o movimento político desde 2013, houve essa conquista. De acordo com ela, agora tem que ter uma relação de parceria com os hospitais e com a Secretaria de Saúde do Município, e a expectativa é com a vinda dos avaliadores do Ministério da Educação, que estarão em Ijuí para visitação, nos dias 09 e 10 de dezembro.

De acordo com o Secretário Municipal de Saúde, Josias Pinheiro, as Unidades Básicas de Estratégia de Saúde da Família, que serão parceiras do curso de medicina, estão prontas para receber a visita dos avaliadores do Ministério da Educação.

Segundo a reitora, os avaliadores do MEC também irão avaliar os dois Hospitais do município de Ijuí, Bom Pastor e HCI e o Hospital Sociedade Panambi, que também é parceiro. E após, a visita será na Universidade, onde serão avaliados o projeto pedagógico do curso, o corpo docente e a infraestrutura para o funcionamento dos primeiros dois anos do curso de medicina.

Curso de Medicina volta a ser debatido na Câmara de Vereadores