Administração - Terça-feira, 15 de Janeiro de 2019

Confira os Projetos aprovados na última Sessão antes de iniciar o recesso

A última sessão ordinária antes de iniciar o recesso parlamentar, aconteceu na noite desta segunda-feira, 14, na Câmara de Vereadores de Ijuí, e foi presidida pela vereadora Alexandra Lentz (PDT) e secretariada pelo vereador Rubem Carlos Jagmin (PP).

Na ocasião foi aprovado o projeto de lei que Estima a receita e fixa a despesa do Município de Ijuí para o Exercício Financeiro de 2019. Com Parecer favorável da Comissão de Finanças e Orçamento.

Outro projeto aprovado na sessão Concede índice de reposição do poder aquisitivo relativo ao ano de 2018, de 3,43% (três inteiros e quarenta e três centésimos por cento) aos subsídios e indenizações do Prefeito, do Vice-Prefeito, dos Secretários Municipais e dos Vereadores do Município de Ijuí.

Também foi aprovado o projeto que Concede índice de reposição do poder aquisitivo relativo ao ano de 2018, de 3,43% (três inteiros e quarenta e três centésimos por cento) aos vencimentos, remuneratórios, vantagens e indenizações dos Servidores do Poder Legislativo do Município de Ijuí.

Ainda na sessão, foram aprovados quatro requerimentos. Um deles é de autoria dos vereadores Adalberto Noronha (PT), Andrei Cossetin (PP), Jeferson Dalla Rosa (PSB) e Junior Piaia (PCdoB), para o desarquivamento do Processo Nº 1.631/2017, que Institui Comissão Especial para tratar sobre a área da saúde pública em nosso Município.

O outro requerimento aprovado é de autoria do vereador Darci Pretto da Silva (PDT), para o desarquivamento do Projeto de Lei, Processo Nº 1.074/2018, que Altera e acresce dispositivos que menciona na Lei Nº 1.729, de 19 de dezembro de 1978, que “Institui o código de posturas do Município de Ijuí e dá outras providências”.

Também foi aprovado o requerimento do vereador Marildo Kronbauer (PDT), para envio de ofício ao Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem - DAER, solicitando que seja informado os motivos que levaram a alteração da demarcação viária que estabelece o limite de velocidade na RS 155, proximidades da ponte sobre o Rio Potiribú, que antes era de 80km/h, para 40km/h. Destaca-se que os condutores de veículos que circulam por essa rodovia estão preocupados com a possibilidade de ocorrência de acidentes no local, visto que a redução drástica na velocidade dos veículos, conforme estabelece a nova demarcação viária implantada, ocorre em local de desnível acentuado, em ambos os sentidos de tráfego.

E o quarto requerimento aprovado é de autoria do Poder Legislativo, para envio de oficio à Secretaria Estadual de Segurança Pública, solicitando médicos legistas para atuar no Instituto Médico Legal da Delegacia Regional de Ijuí, ou que pelo menos tenha a destinação de um plantonista para atender necessidade excecional de interesse público, pois a falta desse profissional em nosso município vem provocando diversos transtornos, principalmente aos familiares de pessoas falecidas, que necessitam aguardar demasiadamente até que sejam realizados todos os procedimentos antes da liberação para a realização dos atos fúnebres.

MOÇÕES:

Foi aprovada a Moção de Apelo, de autoria do vereador Andrei Cossetin Sczmanski e signatários, à implantação de um polo do Instituto Federal Farroupilha na cidade de Ijuí, considerando a demanda reprimida de alunos que concluem o ensino médio regular em Ijuí e não possuem condições de custear seus estudos em cursos técnicos e/ou universidades privadas.

De autoria do Poder Legislativo, foi aprovada a MOÇÃO DE REPÚDIO à Ação Civil Pública impetrada pelo CREMERS no Poder Judiciário com o objetivo de suspender a autorização e criação da faculdade de Medicina na Unijuí, bem como a suspensão do vestibular para o referido curso.

Também foi aprovada a Moção de Apoio, de autoria da Comissão Especial instituída pela resolução Nº 1.251/2018, à ACAISC –Associação dos Credores, Amigos, Integrantes e Interessados no Soerguimento da Cotrijuí, tendo em vista a relevância da recuperação e revitalização desta instituição, tanto para Ijuí quanto para toda a região.

Confira os Projetos aprovados na última Sessão antes de iniciar o recesso