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Legislativo - Sexta-feira, 10 de Junho de 2022

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Câmara participa da 2ª Maratona de Defesa dos Direitos dos Usuários de Serviços Públicos

A Ouvidoria da Câmara Municipal de Ijuí está aberta para o recebimento de reclamações, denúncias, sugestões, elogios e quaisquer outras manifestações


Câmara participa da 2ª Maratona de Defesa dos Direitos dos Usuários de Serviços Públicos

Durante o mês de junho acontece a segunda edição da Maratona de Defesa dos Direitos dos Usuários de Serviços Públicos, uma promoção da Rede Nacional de Ouvidorias. A Maratona foi criada para marcar os 5 anos da sanção da Lei 13.460/2017, que além de falar dos direitos dos usuários dos serviços públicos, também reforça o papel das ouvidorias públicas. Para isso, a Ouvidoria da Câmara Municipal de Ijuí utilizará as suas redes sociais oficiais para informar as atividades e serviços do seu órgão, levando a todos o conhecimento da Lei.

 

Lei de Proteção e Defesa do Usuário do Serviço Público

 

Em 27 de junho de 2017, a Lei de Proteção e Defesa do Usuário do Serviço Público (Lei nº 13.460/2017) foi publicada para regulamentar os mecanismos de participação, proteção e defesa dos direitos dos usuários de serviços públicos em âmbito federal, estadual e municipal. Esta é a primeira lei nacional a tratar das Ouvidorias Públicas como instrumento de defesa de direitos, de melhoria da gestão e de mediação da relação entre cidadão e Estado no Brasil.

 

A lei, redigida com a contribuição da Controladoria-Geral da União (CGU), regulamenta o §3º do artigo 37 da Constituição Federal, e prevê entre os direitos básicos dos usuários: igualdade no tratamento, vedado qualquer tipo de discriminação; atendimento por ordem de chegada, ressalvados casos de urgência e prioridades asseguradas por lei; respostas claras e conclusivas para o cidadão; além da aplicação de soluções tecnológicas para simplificar os processos e procedimentos.

 

Rede Nacional de Ouvidorias

 

A Rede Nacional de Ouvidorias, prevista pelo Decreto nº 9.492/2018, tem a finalidade de integrar as ações de simplificação desenvolvidas pelas ouvidorias dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios. A Rede é coordenada pela Ouvidoria-Geral da União, e todas as ouvidorias que fazem a adesão podem utilizar gratuitamente a Plataforma FalaBR e ter acesso às ações de capacitação para agentes públicos em matéria de ouvidoria, acesso à informação, simplificação de serviços, entre outros.

 

A Rede Nacional de Ouvidorias é um fórum de integração das ouvidorias públicas, em busca da consolidação de uma agenda nacional de ouvidoria pública e participação social, e para a garantia dos direitos dos usuários de serviços públicos.

 

Ouvidoria da Câmara Municipal de Ijuí está aberta para o recebimento de reclamações, denúncias, sugestões, elogios e quaisquer outras manifestações, desde que relacionados ao funcionamento da Casa Legislativa.

 

https://falabr.cgu.gov.br/publico/Manifestacao/SelecionarTipoManifestacao.aspx?ReturnUrl=%2f

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