Sessão Ordinária - Terça-feira, 23 de Agosto de 2022

Acessibilidade e inclusão são abordadas em Sessão Ordinária

As entidades Apae, TEAmor, Apadevi, Cais, Comped e Assami/Casa Ama participaram da Sessão Ordinária.

Em alusão a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla, a Câmara Municipal de Ijuí recebeu, na Sessão Ordinária desta segunda-feira (22), as entidades: Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae); Associação dos Familiares, Amigos e Autistas de Ijuí (TEAmor); Associação de Pais e Amigos dos Deficientes Visuais de Ijuí (Apadevi); Centro de Atendimento Integral aos Surdos (Cais); Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência (Comped); e a Associação de Saúde Mental de Ijuí (Assami/Casa Ama), que explanaram sobre a sua luta pela acessibilidade e inclusão.

Proponente do convite, o Vereador Adalberto Noronha, fez a saudação inicial aos convidados e destacou a importância de espaços públicos estarem adaptados para atenderem as pessoas com deficiência.

A primeira entidade a usar a tribuna foi a TEAmor, representada pela vice-presidente Marta Borgmann e a Secretária Simone Klassen, que explanou a luta pela inclusão nos quatro anos de existência da associação. “Atendemos 93 famílias de Ijuí, mas também temos uma rede extensiva com os municípios de Ajuricaba e Nova Ramada”, salientou a vice-presidente da Associação. A Secretária Simone, autista, relatou aos vereadores e a comunidade presente as dificuldades que enfrenta diariamente tanto no campo da aprendizagem quanto na inclusão no mercado de trabalho.

A Avani Brizzi, que está a frente da Apae de Ijuí, pontuou os gargalos que a instituição enfrenta todos os dias, principalmente, as dificuldades financeiras. “Atendemos 587 pessoas com deficiência. O nosso trabalho é voluntário de todos os dias. Eu chego a ter vergonha de tanto procurar vocês, vereadores, para pedir ajuda financeira”, disse Avani salientando que teve recurso aprovado no legislativo, porém o Poder Executivo ainda não enviou o valor correspondente.

A Presidente da Assami/Casa Ama, Sirlei Fátima Gomes, destacou as atividades nos 14 anos de história da Associação, acolhendo pessoas e os sentimentos delas. A servidora Elaine de Fátima Cabral Moreira, Presidente do Comped, explanou os objetivos do Conselho Municipal que propõe, orienta e coordena diretrizes política e ações públicas às pessoas com deficiência. Elaine citou na tribuna os trabalhos realizados e as conquistas do órgão que está vinculado a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (SMDS).

Representando a Apadevi, Camila Blocker, realizou um breve histórico da entidade e também relatou as dificuldades na busca de emprego. “As empresas querem um cego que enxergue, um surdo que ouça e um cadeirante que ande”, disse Camila descrevendo que muitos estabelecimentos contratam pessoas com deficiência apenas para cumprir a lei de cotas para PCDs.

A Presidente do Cais, Silvia Cristina Padilha da Costa, apresentou o Centro e parabenizou a Câmara Municipal por incluir as intérpretes de Libras durante as Sessões Ordinárias. “Atualmente, atendemos 58 famílias de Ijuí e região, oferecendo o ensino da Libras, serviço de convivência, fortalecimento de vínculo e assistência socia”, disse Silvia.

Após as explanações das entidades, os vereadores Matheus Pompeo de Mattos, Paulo Braga, Josias Pinheiro, Cleuton Rolim, Ricardo Adamy e César Busnello também fizeram uso da tribuna para parabenizar os trabalhos realizados pelas associações.