.
Acessibilidade
.
.
.
.
.
O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras
.
.
.
Notícias por Categoria
Programa Mesa Brasil Sesc é apresentado na Sessão da Câmara de Vereadores
A Sessão Ordinária da Câmara de Vereadores de Ijuí, que aconteceu na noite desta segunda-feira, 10, por proposição do Vereador César Busnello (PSB), contou com a presença do diretor regional do Sesc/RS, Everton Dalla Vecchia, do gerente do Sesc de Ijuí, Ronaldo de Moura Soares e do Prefeito Municipal, Fioravante Ballin.
Na ocasião, o diretor regional do Sesc/RS, Everton Dalla Vecchia apresentou como funciona o Programa Mesa Brasil Sesc.
A iniciativa do Serviço Social do Comércio já beneficia milhares de gaúchos e, se aprovada pela Casa Legislativa local, incluirá a cidade de Ijuí nas ações de complementação alimentar, cidadania e educação propostas em âmbito nacional desde 2003.
"Para nós do Sistema Fecomércio-RS/Sesc é um prazer apresentar o Mesa Brasil, esta grande rede em prol das pessoas. Trata-se de um trabalho permanente de solidariedade, unindo doadores de alimentos e instituições sociais cadastradas e monitoradas, que recebem acompanhamento para se desenvolverem ainda mais", explicou o diretor regional do Sesc/RS, Everton Dalla Vecchia.
"Esta é uma oportunidade que estamos tendo e se estivermos integrados poderemos garantir mais este benefício para a nossa comunidade", lembrou o prefeito de Ijuí, Fioravante Batista Ballin. Concordando com ele, o vereador proponente, César Busnello, acrescentou: "Alimentação é um direito básico, um direito fundamental de todas as pessoas e queremos contribuir para a melhoria da qualidade de vida também neste aspecto".
Se aprovada pela Câmara de Vereadores, a proposta segue para assinatura de parceria com a Prefeitura Municipal. Assistiram à explanação desta segunda-feira, além de vereadores, representantes de entidades locais, autoridades regionais e a comunidade.
Sobre o Mesa Brasil Sesc - O Programa atua nos 27 estados brasileiros e destaca-se por trabalhar com a colheita urbana observando critérios de segurança alimentar e nutricional, redistribuindo alimentos excedentes ou sem valor comercial para instituições sociais cadastradas e monitoradas no programa. No RS, o Programa já é realizado em seis regiões. As cidades de Porto Alegre, Rio Grande, Santa Maria, Cachoeira do Sul, Erechim, Santa Cruz do Sul, Venâncio Aires, Lajeado e Estrela contam com ações do Programa.
Além de repassar os alimentos arrecadados para as entidades receptoras, o programa prevê o desenvolvimento de ações educativas junto a elas, para ensinar a melhor conservar os alimentos, a preservar seus nutrientes e a prepará-los de forma correta. Entre as ações de estímulo à geração de renda e ao empreendedorismo, estão palestras e cursos com temas como: Elaboração de projetos sociais; Técnicas de apresentação e negociação; orientação sobre como montar uma ONG; Marketing para o Terceiro Setor; Captação de Recursos; Oficinas de Planejamento Familiar; Orientação de Cardápio; Palestras sobre Consumo Responsável; Aproveitamento de Alimentos; Economia Doméstica; Boas práticas na manipulação de alimentos; Nutrição e Deficiências Nutricionais e Alergias Alimentares. Outras informações sobre o Mesa Brasil podem ser acessadas pelo www.sesc-rs.com.br/mesabrasil.
.
.
.
.