Audiência Pública - Sexta-feira, 18 de Novembro de 2022

Audiência Pública debate sobre o concurso público municipal

Secretária Márcia Cavalheiro afirmou a prorrogação por mais dois anos o certame.

Na noite desta quinta-feira (17), ocorreu no Plenário da Câmara Municipal de Ijuí, a Audiência Pública com o objetivo de tratar sobre os concursos públicos em vigência no município de Ijuí. As bancadas do PSB, PDT, PCdoB e PT foram as proponentes do encontro.

Na oportunidade, o Presidente da Câmara Municipal de Ijuí, Matheus Pompeo de Mattos, iniciou a audiência abordando alguns questionamentos em relação ao concurso público em vigência, por exemplo, o número de contrato emergenciais em cada pasta, cargos e lotação, prorrogação do concurso e previsão de nomeações de novos servidores municipais.

Estiveram presentes na reunião: a Secretária Municipal de Administração Márcia Cavalheiro; o Secretário Municipal da Saúde Márcio Strassburger; Servidora e representando o Secretário Municipal de Educação Valesca Barella; Servidora e Conselheira de Administração do Previjuí Caroline Hass; Vice-presidente da SSPMI Rogério Costa; Presidente da APMI Rudimar Scheren; Tesoureira da APMI Graciele Fabrício. Além da comunidade em geral, os vereadores Josias Pinheiro, Cleuton Rolim, Ubiratan Erthal, Adalberto Noronha, Paulo Braga e Mayara Pereira também participaram do ato.

No seu pronunciamento, o Secretário Márcio Strassburger justificou a necessidade das contratações emergenciais devido ao aumento da demanda na Secretária de Saúde, devido a pandemia da Covid-19.

A principal dúvida e insegurança daqueles que ainda aguardam serem chamados para assumir como servidor público era sobre a prorrogação do concurso público. A Secretária Márcia Cavalheiro, em sua fala, afirmou que na primeira semana de dezembro deste ano, será publicado o edital prorrogando por mais dois anos.

Questionada sobre a previsão de novas nomeações e possibilidade de realização de um novo concurso, a Secretária Márcia Cavalheiro garantiu que enviará o mais rápido possível à Câmara Municipal de Ijuí os projetos de Lei que visam a criação de novos cargos, em diversas pastas do Poder Executivo. E sobre a realização de um novo certame, Márcia também assegurou a sua realização em 2023.