Sessão Ordinária - Terça-feira, 13 de Dezembro de 2022

Projetos referentes ao Natal Vida de Ijuí são aprovados

Apesar de aprovados, os dois projetos foram criticados por alguns parlamentares.

Projetos referentes ao Natal Vida de Ijuí são aprovados

Dois Projetos de Lei referentes ao Natal Vida de Ijuí 2022 foram debatidos na sessão ordinária desta segunda-feira (12). Destes, Projeto de Lei nº 1.783, refere-se a abertura de crédito adicional especial no valor de R$ 158.900,00, no Orçamento do Município, e o outro, Projeto de Lei nº 1.784, autoriza o Poder Executivo repassar esse recurso à empresa Francisco Emílio Miron Roloff - ME - Impacto Desenvolvimento Cultural, autora do projeto cultural.

As proposições têm por finalidade viabilizar o custeio de despesas de contrapartida do Projeto Cultural “Natal Vida de Ijuí 2022”, no âmbito do Pró Cultura RS, em virtude de o Município estar inserido na condição de co-promotor, visando promover a valorização e democratização da música, artes cênicas e outras expressões culturais.

O Vereador Josias Pinheiro destacou na tribuna que na última sexta-feira (09), durante a reunião da Comissão de Políticas Públicas (CPP), foram ouvidos o Produtor Cultural da Impacto Desenvolvimento Cultural Francisco Roloff e o Contador Junior Ceratti, no qual foi afirmado que o valor de R$ 150 mil, da contrapartida, é proveniente da economia realizada pela Câmara Municipal de Ijuí e que foi devolvida aos cofres públicos do Poder Executivo. E que a Administração Municipal, ingressou com o recurso de R$ 8,9 mil.

O Presidente da Câmara, Matheus Pompeo de Mattos, criticou a demora no envio desses dois projetos para apreciação do Poder Legislativo. “Estamos aprovando algo que já está sendo executado”, afirmou ele.

Os vereadores Cleuton Rolim, César Busnello, Jocemar dos Reis e Adalberto Noronha também se manifestaram sobre o atraso na ornamentação da cidade para o Natal e a falta de interesse em buscar parcerias com outras entidades do município.

Por fim, o Projeto de Lei nº 1.783 foi aprovado por 10 votos favoráveis, 1 contrário e 3 ausências. E o Projeto de Lei nº 1.784 foi aprovado por 10 votos favoráveis, 2 contrários e 2 ausências.