Sessão Ordinária - Terça-feira, 28 de Março de 2023

Atendimentos relacionados a saúde da mulher são debatidos em Sessão Ordinária

A coordenadora do Setor Especializado em Saúde da Mulher da Secretaria Municipal de Saúde de Ijuí, Karine Lima, explanou sobre o assunto.

A convite da vereadora Alexandra Lentz, foi convidada para participar da Sessão Plenária Ordinária desta segunda-feira (27), representante da Secretaria Municipal de Saúde de Ijuí para explanar acerca dos trabalhos realizados, avanços, conquistas, desafios e dificuldades enfrentadas sobre a saúde da mulher.

A proponente do convite destacou a importância de debater o assunto devido ao Março Lilás, voltado à conscientização sobre a importância de se prevenir contra o câncer do colo do útero. “Questiono a Secretaria sobre o que está sendo feito no mês de março e durante o ano no município de Ijuí, em relação à saúde da mulher”, indagou Lentz.

A enfermeira e coordenadora do Setor Especializado em Saúde da Mulher da Secretaria Municipal de Saúde de Ijuí, Karine Lima, representou o histórico da pasta e explanou que o setor existe desde do ano de 2000 e conta com cinco ginecologistas e obstetras, duas enfermeiras, um mastologista, um técnico em enfermagem e uma higienista.

A coordenadora também pontuou sobre a implantação do Previne Brasil, sendo uma nova forma de financiamento do Sistema Único de Saúde (SUS) e da Atenção Básica. “O Previne Brasil financia através dos indiciadores apresentados, sendo quatro destes diretamente ligados a saúde das mulheres. No total são sete indicadores”, salientou.

Uma preocupação apontada pela enfermeira referem-se as pacientes gestantes de alto risco, que atualmente aguardam atendimento há mais de três meses. “Hoje, temos uma fila de espera de 51 gestantes aguardando uma consulta no ambulatório de gestação de alto risco, do Hospital de Caridade de Ijuí. Essa questão precisamos discutir também com a 17ª Coordenadoria Regional de Saúde (CRS), que também é responsável por esse serviço de regionalização”, destacou Karine.

No ano de 2022, Karine apresentou que o setor especializado realizou um total de 13 mil atendimentos e procedimentos. E, em relação ao Março Lilás, foram realizadas cerca de 180 consultas médicas, 800 testes rápidos, entre outros exames voltados ao cuidado com a saúde da mulher.

A vereadora Bruna Gubiani, também se manifestou na tribuna para destacar que irá protocolar um requerimento à Mesa Diretora, para ser convidada a coordenadora da 17ª CRS, para explanar do porquê os fluxos de consultas de mulheres com gravidez de alto risco não estão andando como deveria.