Sessão Ordinária - Terça-feira, 25 de Abril de 2023

Representantes das entidades relacionadas ao artesanato participam da Sessão Ordinária

Por proposição do vereador Ubiratan Erthal, foram convidados os representantes da ABRIQ, ADAI e da FGTAS.

Foram convidados para participar da Sessão Ordinária desta segunda-feira (24), os representantes da Associação dos Artesãos do Brique da Praça da República (ABRIQ), Associação dos Artesãos de Ijuí (ADAI) e da Fundação Gaúcha do Trabalho e Assistência Social (FGTAS).

O objetivo do convite teve a finalidade de tratar sobre os 30 anos da Feira Estadual de Artesanato de Ijuí e demais atividades desenvolvidas pelas entidades e artesãos do município. A proposição foi do vereador Ubiratan Erthal.

O proponente usou a tribuna para fazer a saudação inicial e destacou a importância do artesanato de Ijuí, considerado uma das atividades mais antigas da história. “Como Legislativo e Executivo precisamos apoiar cada vez mais a cultura popular, o artesanato, o meio de difusão da nossa arte e da nossa cultura da cidade de Ijuí”, salientou Ubiratan Erthal.

O artesão e vice-presidente da ADAI, Rodolfo Gartner, contou brevemente aos vereadores a história da entidade. “Nós fazemos feira desde 1981, data da fundação da Associação dos Artesãos de Ijuí. Os primeiros 10 anos foram feiras locais, só com artesão de Ijuí, e depois abrimos para artesãos da região. Estamos há 30 anos prestando serviços e transformando matéria-prima em objetos de arte”, disse Gartner.

A presidente da ABRIQ, Fabiana Trevisan, explanou sobre as atividades desenvolvidas pela associação e afirmou que o artesanato de Ijuí é muito rico e variado. “ABRIQ tem a Feira Regional da Primavera que vai acontecer a 11ª edição em setembro deste ano”, comentou a artesã e aproveitou a oportunidade para convidar todos os parlamentares e comunidade de Ijuí e região para prestigiar o evento.

A avaliadora do Programa Gaúcho do Artesanato e funcionária da FGTAS, Tânia Veiga, explicou o trabalho da Fundação em prol do artesanato. “Nós habilitamos o artesão, fazendo a sua carteira, que pode ser estadual, nacional e mestre de artesão, sendo este, possibilitando a dar aulas e cursos”, destacou Tânia

Os vereadores Marildo Kronbauer e César Busnello também se manifestaram na tribuna para enaltecer o trabalho realizado pelos artesãos do município.