Sessão Ordinária - Quinta-feira, 04 de Maio de 2023

Vereadores aprovam Projetos de Lei oriundos do Poder Executivo

Os projetos foram aprovados por unanimidade de votos.

Vereadores aprovam Projetos de Lei oriundos do Poder Executivo

Na Sessão Ordinária de terça-feira (02), os vereadores aprovaram por unanimidade de votos quatro Projetos de Lei, oriundos do Poder Executivo. Confira abaixo as ementas das matérias aprovadas:

PROJETO DE LEI ORDINÁRIA Nº 41/2023 - Autoriza o Poder Executivo Municipal a firmar acordo de irmandade entre os Municípios de Ijuí/RS - Brasil e São Miguel das Missões/RS - Brasil.

Este Projeto de Lei possui o objetivo principal de estabelecer um acordo de irmandade entre o Município de Ijuí e o Município de São Miguel das Missões, o qual estabelecerá inúmeras condições para a cooperação e o desenvolvimento cultural, turístico e educacional das populações das duas municipalidades.

O presente acordo incentivará o intercâmbio cultural de grupos folclóricos de imigrantes e de povos originários que participaram da colonização das duas áreas geográficas em termos da diversidade de expressões culturais e do patrimônio cultural material e imaterial, tais como música, canto, dança, teatro, arquitetura, vestuário, culinária, memória, registros históricos, estudos voltados para as origens das etnias e outros aspectos de interesse comum, atribuindo-lhes o caráter internacional.

PROJETO DE LEI ORDINÁRIA Nº 43/2023 - Autoriza a abertura de crédito adicional especial no valor de R$ 300.000,00 (trezentos mil reais) no Orçamento do Município de Ijuí para o exercício de 2023, e autoriza a inclusão de ação no Anexo III da Lei Municipal nº 7.086, de 8 de outubro de 2021, e no Anexo I da Lei Municipal nº 7.344, de 24 de novembro de 2022.

A presente proposição visa a aquisição de veículo para o transporte escolar da rede pública, com recurso proveniente de Emenda Parlamentar nº 28610005 - OGU/2022 - M. Economia - Transferência Especial.

PROJETO DE LEI ORDINÁRIA Nº 44/2023 - Autoriza a abertura de crédito adicional especial no valor de R$ 60.000,00 (sessenta mil reais) no Orçamento do Município de Ijuí para o exercício de 2023.

A presente proposição visa viabilizar a aquisição e instalação de postes, através de execução global, para futura ampliação do videomonitoramento em locais estratégicos do município, com a finalidade de aperfeiçoar e garantir a eficiência da segurança viária, exercida para a preservação do patrimônio e ordem pública e da incolumidade das pessoas e do seu patrimônio nas vias públicas, além de contribuir com as ações de segurança pública para a redução dos índices de criminalidade.

PROJETO DE LEI ORDINÁRIA Nº 45/2023 - Autoriza a abertura de crédito adicional especial no valor de R$ 84.548,00 (oitenta e quatro mil quinhentos e quarenta e oito reais) no Orçamento do Município de Ijuí para o exercício de 2023, e autoriza a inclusão de ação no Anexo III da Lei Municipal nº 7.086, de 8 de outubro de 2021, e no Anexo I da Lei Municipal nº 7.344, de 24 de novembro de 2022.

A presente proposição visa viabilizar a compra de veículo para transporte de urgência/emergência de passageiros/pacientes. O recurso, no valor de R$ 84.548,00, é proveniente de seguro referente ao sinistro 01312331385 (Citroen IWU0047), o qual somado à contrapartida do município, no valor de R$ 315.000,00, servirá para a aquisição da referida ambulância.