Geral - Terça-feira, 16 de Maio de 2023

Vereadores participam da apresentação da proposta de elevação de entrância em Porto Alegre

Os vereadores Paulo Braga, Matheus Pompeo de Mattos, Bruna Gubiani, Ubiratan Erthal, Ricardo Adamy e Rodrigo Noronha participaram da reunião.

Na tarde desta segunda-feira (15), os vereadores Paulo Braga, Matheus Pompeo de Mattos, Bruna Gubiani, Ubiratan Erthal, Ricardo Adamy e Rodrigo Noronha participaram da reunião, na Corregedoria Geral de Justiça do RS, em Porto Alegre, que apresentou a proposta de elevação da Comarca de Ijuí para a Entrância Final.

Através da articulação da OAB e magistrados de Ijuí, o movimento histórico reuniu representantes da Câmara dos Deputados Estaduais e Federais, Ministério Público, ACI, Sindilojas, Defensoria, Sociedade Civil e prefeitos de Ijuí e Coronel Barros.

Na oportunidade, o Tribunal de Justiça do RS, na pessoa do Desembargador Giovanni Conti, recebeu da presidente da 23ª Subseção da OAB de Ijuí, Maria Cristina Lucion, da diretora do Fórum de Ijuí, Simone Brum Pias, e do presidente da OAB/RS, Leonardo Lamachia, o documento assinado com a exposição dos motivos pelos quais a comarca de Ijuí postula a elevação de entrância. “É de suma importância a participação de todos os representantes na empreitada que abrange o município de Ijuí e municípios que abrangem a Comarca, em clara demonstração de que é possível que o Executivo, o Legislativo, a OAB e Judiciário trabalhem em parceria para melhorar a vida do jurisdicionado e da comunidade, e a Elevação de Entrância é peça fundamental nesse processo”, destacou a presidente da OAB de Ijuí.

O desembargador Giovanni Conti afirmou que irá analisar a solicitação da elevação de entrância e parabenizou a comitiva de Ijuí pela união em busca desse objetivo. “Posso garantir que vamos examinar com todo o carinho. E quando há união das instituições para um objetivo qualquer, esse objetivo é atendido”, salientou Conti.

A tramitação após a aprovação do projeto na Corregedoria, passa pelo Conselho da magistratura (COMAG) e depois pela aprovação de Lei na Assembleia Legislativa.