Comissão de Políticas Públicas - Sexta-feira, 18 de Agosto de 2023

CPP debate o Plano Municipal de Educação e a destinação do prédio da Escola Estadual Rui Barbosa

Representantes e entidades ligadas à educação e à cultura de Ijuí participaram da reunião.

Através do requerimento do vereador Adalberto Noronha à Comissão de Políticas Públicas (CPP), realizou-se na manhã desta sexta-feira (18), na Sala das Comissões, a reunião com os representantes do Poder Executivo, do Conselho Municipal de Cultura (Comuci), da 36ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE), das lideranças da Escola Estadual de Ensino Fundamental Rui Barbosa (Ruizinho) e demais entidades ligadas à educação e à cultura do município. Além dos convidados, estiveram presentes os vereadores: Josias Pinheiro, Rodrigo Noronha, Ricardo Adamy, Cleuton Rolim, Adalberto Noronha e Bruna Gubiani.

O propósito do encontro foi discutir o Plano Municipal de Cultura de Ijuí, especialmente em relação à Diretriz 3, que prevê a viabilização da destinação do prédio histórico da escola, junto à Secretaria Estadual de Educação e Cultura, em um Centro Cultural.

Na ocasião, o diretor do Rui Barbosa, Evandro Feistel, fez uma breve exposição sobre a história da instituição e entregou um ofício solicitando a retirada do nome da escola do Plano Municipal de Cultura, conforme mencionado na Diretriz 3, no que diz respeito às ações. A mesma opinião foi compartilhada pelo presidente do Conselho Escolar, Eduardo Cardoso, da presidente do Conselho de Pais e Mestres, Quelen Tabile Batista, e pela coordenadora regional de Educação da 36ª CRE, Eveline de Souza Eberle.

A presidente do Comuci, Ruth Patz, esclareceu aos presentes o processo de elaboração do Plano Municipal de Cultura até a sua aprovação. “De forma alguma, se pensou em fechar ou extinguir o Ruizinho, nunca se falou isso”, assegurou Patz, acrescentando que o Comuci, em uma reunião extraordinária ocorrida na última terça-feira (15), decidiu pela remoção do nome da instituição do Plano.

Diante disso, os vereadores solicitaram aos representantes do Poder Executivo presentes na reunião que o Projeto de Lei substitutivo seja encaminhado o mais breve possível, a fim de que na próxima semana já seja submetido à análise das comissões permanentes.

Confira a reunião: