Ações da Coordenadoria de Proteção Animal são destaque na Sessão Ordinária

Sessão Ordinária - Terça-feira, 03 de Outubro de 2023


Ações da Coordenadoria de Proteção Animal são destaque na Sessão Ordinária

Por proposição do vereador Marildo Kronbauer, participou da Sessão Ordinária desta segunda-feira (02) o secretário municipal de Meio Ambiente, Yuri Pilissão, e o secretário-adjunto municipal do Meio Ambiente, Luis Fernando Valentini, com a finalidade de explanar acerca das microchipagens e castrações realizadas pelo Município, através da Coordenadoria de Proteção Animal (CPA).

 

O proponente do convite, deu as boas-vindas aos convidados e aproveitou a oportunidade para questionar sobre as ações realizadas pela Secretaria, bem como expressou seu repúdio aos casos de maus-tratos a animais, com destaque para a situação dos cavalos na cidade.

 

O secretário Yuri Pilissão iniciou sua apresentação com um breve histórico da Coordenadoria de Proteção Animal (CPA) e das mudanças na Lei nº 5.738. Ele destacou o tripé das ações adotadas pela CPA, composto por posse responsável, microchipagem e castração, explicando detalhadamente cada uma delas. Em relação às atividades já realizadas, enfatizou as feiras mensais de adoções, que resultaram na adoção de mais de 300 animais, e mais de 2 mil castrações realizadas. Além disso, mencionou o plantão 24 horas e a significativa redução do número de animais sob a tutela de acumuladores. Yuri também destacou os investimentos realizados nos últimos três anos, totalizando R$ 1.415.431,00.

 

As próximas ações da Secretaria serão direcionadas aos animais de grande porte, seguindo a mesma linha de castração, microchipagem e estímulo à posse responsável.

 

Durante a sessão, os vereadores Ubiratan Erthal, Ricardo Adamy, Alexandra Lentz e Itamir Lizot elogiaram o trabalho desenvolvido pela Secretaria na área de proteção animal. Por sua vez, os parlamentares Josias Pinheiro e Matheus Pompeo de Mattos solicitaram que os canais de atendimento da CPA estejam mais visíveis no portal oficial do município e também destacaram a importância de um trabalho específico voltado para os equinos.

 

O presidente da Câmara Municipal, Paulo Braga, esclareceu as mudanças na lei que culminaram na criação da CPA e ressaltou as dificuldades enfrentadas por alguns protetores de animais na cidade. Braga fez um apelo à Secretaria para realizar um cadastramento dessas pessoas, que desempenham um papel fundamental no acolhimento e cuidado dos animais em situação de vulnerabilidade.

Câmara Municipal


Ijuí