Nesta quinta-feira (16), a Comissão Especial (CE) dedicada a discutir questões de segurança pública em Ijuí se reuniu com representantes da Brigada Militar, Polícia Civil, Susepe e do Instituto Penal de Ijuí (IPI).
Presidida pelo vereador Adalberto Noronha, a Comissão destacou a discussão em torno da localização do prédio do IPI, conhecido como Albergue, em resposta aos recentes incidentes com fatalidades amplamente divulgadas pela mídia.
O vereador Josias Pinheiro, relator da Comissão, informou sobre uma reunião solicitada com o juiz Eduardo Gioveli e uma agenda já marcada com a Secretaria Estadual de Segurança Pública na próxima semana. Outros membros como os vereadores Ricardo Adamy e Chico Ortiz enfatizaram a importância de debater o tema.
A Susepe expressou abertura ao diálogo para resolver o problema, mas a hipótese de unir o IPI à Penitenciária Modulada foi descartada por questões legais, restando a consideração sobre a localização atual que abrange vários segmentos na área central, incluindo o quartel.
Destacou-se a necessidade de debater as causas da criminalidade e a implementação de ações preventivas, como o Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd), visando a redução desses índices.
Os membros da comissão acordaram em agendar uma nova reunião com as lideranças da segurança pública local após o encontro em Porto Alegre, na Secretaria Estadual de Segurança Pública.
A Comissão é composta pelos vereadores: Josias Pinheiro, Adalberto Noronha, Ricardo Adamy, Chico Ortiz e Marildo Kronbauer.
Clique e assista a reunião:
https://youtu.be/XhvGk9p6PKE?si=q5ZvNkJV8hxKCjuR
Ijuí