Na sexta-feira (12), a Comissão Especial de Segurança Pública de Ijuí, presidida pelo vereador Beto Noronha e com relatoria a cargo do vereador Josias Pinheiro, conduziu uma reunião estratégica para discutir a atual situação da segurança pública no município. O encontro contou com a participação de representantes dos Poderes Executivo e Judiciário, Ministério Público, Brigada Militar, Polícia Civil, Susepe, entidades locais e lideranças comunitárias.
O objetivo central da reunião foi estabelecer um diálogo efetivo entre o poder público e a sociedade, visando à construção conjunta de alternativas e propostas para enfrentar os desafios que impactam Ijuí.
Um dos principais temas discutidos foi o pedido dos bairros da região sul para a mudança de local do Instituto Penal de Ijuí (Albergue). Aguarda-se o estudo e análise por parte da Secretaria Estadual do Sistema Prisional, conforme compromisso firmado pelo Secretário em novembro de 2023. A expectativa é de que, em março, a comitiva retorne a Porto Alegre para dar continuidade ao acompanhamento desse processo.
Outra questão abordada foi a importância da manutenção adequada da iluminação pública, um elemento crucial para o efetivo funcionamento do sistema de segurança. A instalação do cercamento eletrônico, também esteve em pauta durante a reunião, destacando a necessidade de avanços nessa área.
Houve consenso entre os participantes sobre a importância de projetos permanentes de políticas públicas, especialmente nas áreas de educação, cultura e desenvolvimento social. Essas iniciativas, que envolvem tanto o poder público quanto a sociedade, têm como propósito oferecer oportunidades e atrair a juventude, enfrentando a principal causa da criminalidade: a drogadição.
A Comissão Especial se comprometeu a dar continuidade ao trabalho, seguindo os encaminhamentos resultantes da reunião. Destaca-se a expressiva e efetiva participação tanto do poder público quanto das lideranças comunitárias, evidenciando o comprometimento coletivo na busca por soluções para os desafios enfrentados pela segurança pública em Ijuí.
Ijuí