A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que investiga a Expofest Ijuí de 2022 e 2023 avançou em suas diligências nesta quarta-feira (15). Durante a reunião, foram ouvidos Marco Aurélio Sikacz, diretor-presidente do Demei, Valdenei Wagner, ex-coordenador de Trânsito, e Adelar Baggio, vice-presidente de Assuntos Internacionais e Articulações Institucionais da Expofest Ijuí.
O presidente da CPI, César Busnello, iniciou a reunião discutindo a resolução nº 1398/2024, emitida pelo presidente do Poder Legislativo de Ijuí, Ricardo Adamy. A resolução alterou a composição da Comissão devido a mudanças partidárias, seguindo o princípio da proporcionalidade. Com isso, o vereador Cleuton Rolim foi substituído pelo vereador Jorge Amaral.
Busnello expressou a intenção de contestar a decisão judicialmente, mas o assessor jurídico da CPI, Brunno Bossle, aconselhou que a mudança fosse mantida para evitar atrasos nos trabalhos. José Luis Blaszak, advogado que representa a UETI e a Expofest Ijuí, solicitou uma nova votação para os cargos de presidência, vice-presidência e relatoria, conforme o princípio da proporcionalidade. Contudo, por unanimidade, os membros decidiram manter César Busnello como presidente e Matheus Pompeo de Mattos como relator. Com a saída de Cleuton Rolim, os integrantes concordaram que o vereador Chico Ortiz assumisse a vice-presidência.
Busnello acatou as manifestações e afirmou que a CPI continuará com a nova estrutura, recomendando que qualquer discordância seja tratada judicialmente.
Após os depoimentos do dia, os membros agendaram as próximas oitivas para sexta-feira (17), às 9h, na Sala das Comissões. Na ocasião, serão ouvidos o ex-comandante do 29º BPM, Major Gilmar Bischoff, o sócio da P8 Produtora de Shows e Eventos, Vagner Pizzolotto, e o expositor da feira Ilson Meincke.
A CPI é composta por César Busnello (presidente), Chico Ortiz (vice-presidente), Matheus Pompeo de Mattos (relator), Bira Erthal e Jorge Amaral. A reunião contou com a participação virtual do advogado representante da UETI e Expofest Ijuí, José Luis Blaszak, e do advogado Brunno Bossle, que presta assessoria à Comissão.
Assista à reunião:
Ijuí