Na manhã desta segunda-feira (24), a produção leiteira foi abordada durante a Sessão Ordinária do Poder Legislativo de Ijuí. A convite do vereador Rodrigo Noronha, foram convidadas para falar sobre o assunto a gestora da Fazenda San Diego e participante da Associação Construindo Leite Brasil, Sula Viecili Zardin, e a professora médica veterinária da Unijuí e sócia proprietária da empresa Suport D Leite, Denize da Rosa Fraga.
No uso da tribuna, o vereador Rodrigo Noronha destacou a importância do debate sobre a produção de leite em Ijuí e região, ressaltando também a significativa participação das mulheres no setor.
Durante suas explanações, as convidadas enfatizaram que a produção de leite é celebrada anualmente em Chiapeta, destacando a relevância do produto tanto para a saúde humana quanto para a economia local. Informaram ainda que Ijuí ocupa o 4º lugar no ranking das cidades do Rio Grande do Sul que mais produzem leite, com aproximadamente 200 produtores que juntos alcançam uma produção diária superior a 47 mil litros.
Sula e Denize também ressaltaram a necessidade urgente de políticas públicas eficazes para conter as importações de leite e incentivar a produção nacional. Argumentaram que tais medidas fortaleceriam a cadeia produtiva do leite, proporcionando benefícios fiscais e estimulando o consumo interno.
Os vereadores Matheus Pompeo de Mattos, Bira Erthal e Marildo Kronbauer usaram a tribuna para parabenizar as convidadas pelo excelente trabalho e conhecimento acerca da cadeia produtiva do leite. Além disso, abordaram os desafios enfrentados pelo setor, como golpes contra produtores, escassez de mão de obra e baixos preços de venda, enfatizando a necessidade de mais incentivos por parte do governo.
Ijuí