Na Sessão Ordinária de segunda-feira (1º), a União das Etnias de Ijuí (UETI) apresentou aos parlamentares e à comunidade o projeto Guardiões da Cultura. A apresentação foi proposta pelo presidente do Poder Legislativo de Ijuí, vereador Ricardo Adamy.
Adamy parabenizou a UETI e os idealizadores do projeto, destacando que o Guardiões da Cultura colocará Ijuí em um novo patamar cultural. Ele também afirmou que o Poder Legislativo será parceiro e colaborará com um plano de ação para ajudar financeiramente e potencializar o projeto.
O gestor e idealizador do projeto, Chico Roloff, explicou que o Guardiões da Cultura é baseado nas artes integradas e voltado à preservação do patrimônio cultural imaterial de Ijuí, formado por diversas etnias ao longo da história do município.
O projeto oferecerá oficinas gratuitas nas áreas de Dança, Teatro, Idiomas, Música e Imersão Cultural. As inscrições individuais serão realizadas pelos responsáveis dos estudantes, de acordo com as faixas etárias específicas.
As oficinas serão oferecidas nos turnos da manhã e tarde, inversos ao horário escolar dos estudantes. Após a inscrição, será realizada uma entrevista para direcionar melhor as habilidades dos participantes. Cada oficina terá duração de 1 hora, com início às 7:45 no turno da manhã e às 13:30 no turno da tarde.
As inscrições ocorrerão de 8 a 26 de julho, com início das aulas no dia 5 de agosto.
Roloff também destacou o apoio da Secretaria Municipal de Educação, por meio do Programa de Contraturno – Outros Olhares, Novos Horizontes, como coprodutora do projeto. A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, a Secretaria de Cultura, Esporte e Turismo, a 36ª Coordenadoria Regional de Educação e as redes privadas de ensino também são parceiras.
Na oportunidade, Roloff anunciou em primeira mão o projeto que visa a ampliação da sede da UETI, com a construção de mais 12 salas.
Representando a UETI, também estiveram presentes o coordenador financeiro Elcio Cerati Junior, a coordenadora administrativa Andressa Braz Carvalho, a coordenadora pedagógica Denize Siekierski de Oliveira e demais professores envolvidos no projeto.
Ijuí