Aviação Agrícola é declarada de Relevante Interesse Social, Público e Econômico em Ijuí

Legislativo - Terça-feira, 22 de Julho de 2025


Aviação Agrícola é declarada de Relevante Interesse Social, Público e Econômico em Ijuí

Durante a Sessão Plenária Ordinária na última segunda-feira, 21, a Câmara de Vereadores de Ijuí aprovou o Projeto de Lei Ordinária nº 83/2025, que declara a Aviação Agrícola como uma atividade de relevante interesse social, público e econômico. A proposta, de autoria do Vereador Rodrigo Bastolla Noronha (PP), recebeu apoio da maioria dos vereadores da Casa Legislativa.

 

A apreciação e votação do projeto foram acompanhadas por representantes da Aviação Agrícola e do Coordenador do Aeroporto de Ijuí, Carlos Schulz, que estiveram presentes no Plenário da Câmara. O projeto considera a aviação agrícola uma tecnologia essencial para o abastecimento e segurança alimentar, além de contribuir para a sustentabilidade ambiental.

 

Com esse reconhecimento, o Poder Executivo Municipal poderá promover ações que divulguem a relevância da aviação agrícola no desenvolvimento rural sustentável. Isso inclui o apoio a estudos, eventos e campanhas educativas que visem aumentar a conscientização sobre o tema.
 

A aviação agrícola se mostra como uma ferramenta estratégica na modernização da agropecuária, especialmente em culturas de larga escala como soja, milho e trigo, predominantes na região. Sua atuação é fundamental no controle de pragas e doenças, na aplicação precisa de insumos e até mesmo em ações ambientais como o repovoamento de águas.
 

O Projeto também se alinha à Lei Estadual nº 16.267/2025, que reconhece a relevância da aviação agrícola em todo o Rio Grande do Sul. Importante ressaltar que o projeto busca apenas reconhecer o interesse público sem invadir as competências da União ou do Estado, respeitando assim o Pacto Federativo e valorizando a atividade agrícola no município.

Câmara Municipal


Ijuí