A sessão ordinária que aconteceu na noite desta segunda-feira, 16, na Câmara de Vereadores de Ijuí, foi presidida pelo vereador Valmir Elton Seifert (PDT), e contou com a presença do Vice-Presidente do Sindicado dos Contabilistas, David Antonio dos Santos, do Delegado Regional de Contabilidade de Ijuí, André Hoffmman e do Contabilista Assis Brasil Lago.
Por proposição do vereador Marcos César Barriquello (PDT), eles foram homenageados na sessão, pelo transcurso do dia do Contabilista, que ocorreu no dia 25 de abril do corrente.
Na ocasião, o Vice-Presidente do Sindicado dos Contabilistas, David Antonio dos Santos agradeceu a homenagem e falou sobre a profissão e as atribuições da Classe nos diversos segmentos da comunidade contábil.
Logo após, os vereadores votaram e aprovaram quatro projetos de lei que estavam na pauta.
Um dos projetos aprovados foi votado com Regime de Urgência Urgentíssima, que autoriza o Poder Executivo Municipal dar em cessão de uso gratuito a área localizada na Rua Francisco da Silva, no bairro Trancredo Neves, a ser destinada exclusivamente para a construção de Elevatória de Esgoto Bruto Tancredo Neves, em área de passeio, com extensão superficial de 8,00m², que integrará o sistema de Esgotamento Sanitário do Município de Ijuí, à Companhia Riograndense de Saneamento CORSAN.
O outro projeto aprovado transfere cargo efetivo de procurador da Secretaria Municipal de Meio Ambiente para a Secretaria Municipal de Saúde, e dá outras providências. A transferência se deve a alta demanda de trabalho na Secretaria de Saúde, pois atualmente ocorre uma crescente judicialização do SUS, e considerando que o acompanhamento jurídico da Sec. de Meio Ambiente é realizado por assessor jurídico.
Também foi aprovado o projeto que autoriza o Departamento Municipal de Energia de Ijuí DEMEI a contratar, em caráter emergencial e por prazo determinado, 3 (três) leituristas de medidores, pelo prazo de 06 meses, prorrogáveis por igual período, sendo que o vencimento para o cargo de leiturista de medidor é de R$ 1.421,39 mensais, com carga de 35 horas semanais.
E o quarto projeto aprovado com 3 votos contrários, pelos vereadores César Busnello (PSB), Andrei Cossetin (PP) e Rosane Simon PCdoB), autoriza a transferência de dotação orçamentária do Departamento Municipal de Águas e Saneamento de Ijuí (Demasi) e de recursos financeiros do Fundo Municipal de Gestão Compartilhada em Saneamento (FMGC) para a Secretaria Municipal de Meio Ambiente do Município de Ijuí; autoriza a abertura de créditos adicionais suplementares, e dá outras providências.
Com a aprovação do Projeto o Departamento Municipal de Águas e Saneamento de Ijuí (DEMASI) está autorizado a repassar recursos orçamentários e financeiros para a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, até o montante de R$ 1.401.900,00 (um milhão, quatrocentos e um mil e novecentos reais), com o objetivo de permitir que esse órgão realize o pagamento dos serviços de coleta, transbordo e destinação final dos resíduos sólidos urbanos.
Na sessão ainda foi aprovado um requerimento de autoria do vereador Aldair Luis Cossetin (PDT), para que seja enviado convite para participar de Sessão Plenária a ser agendado, ao Presidente do Clube de Corredores de Ijuí CCI Senhor Pompilho Flores de Borba, no intuito de apresentar a esta Casa o trabalho que esta entidade desenvolve na área esportiva, representando e levando o nome de nosso Município nos eventos e competições em que participa.
Ijuí