Ninguém desconhece a importância do tema e menos ainda a necessidade de avançar no fortalecimento e ampliação de políticas públicas que garantam os direitos da mulher. Ijuí, reconhecidamente, já tem uma caminhada nesse sentido, mas é necessário continuar avançando sempre. Por isso, a Câmara Municipal de Vereadores instituiu pela Resolução nº 1.194/2015, a partir de proposição da vereadora Helena Stumm Marder, apresentada em nome da bancada feminina, a Frente Parlamentar pelo Fim da Violência Contra a Mulher. E, na manhã de hoje, 30 de junho esteve reunida com representantes de diversas entidades do município, no plenário da Câmara de Vereadores.
Na ocasião, a Frente Parlamentar pelo Fim da Violência Contra a Mulher, recebeu a adesão de instituições e integrantes da sociedade, que estão interessados em contribuir com o trabalho a ser desenvolvido pela Frente.
Na reunião também foi apresentado o estatuto, onde foi aprovado por todos os presentes, regrando assim, o trabalho que Frente Parlamentar pelo Fim da Violência Contra a Mulher, irá desenvolver a partir de agora.
A ideia, segundo a coordenadora da Frente, vereadora Helena Stumm Marder, a partir da composição desse grupo de trabalho é dar início às discussões com vistas à construção de um Plano Municipal de Defesa e Garantia de Direitos da Mulher. Queremos aproveitar para ventilar algumas possibilidades, entre as quais está a criação de uma estratégia de trabalho integrado com as escolas. Sabemos que todo o processo de construção de nova cultura começa pela educação. Queremos propor então assim como temos o Outubro Rosa, Novembro Azul a criação do Mês ou da Semana Laranja, período no qual as escolas desenvolverão atividades relativas ao tema: violência doméstica frisa Helena.
Ijuí