Títulos de Cidadão Ijuiense foram concedidos pelos Poderes Legislativo e Executivo

Administração - Sexta-feira, 14 de Outubro de 2016


Títulos de Cidadão Ijuiense foram concedidos pelos Poderes Legislativo e Executivo

O Poder Legislativo realizou Sessão Solene de entrega de Título de Cidadão Ijuiense, na noite de ontem, 13, no Auditório da Casa do Produtor, no Parque de Feiras e Exposições Wanderley Agostinho Burmann, durante a realização da ExpoIjuí/Fenadi 2016.

Os títulos de Cidadão Ijuiense foram concedidos a seis pessoas que não nasceram no município, mas escolheram Ijuí como lugar para viver e trabalhar. Na ocasião, receberam a honraria pelo Poder Legislativo, os senhores Darcísio Corrêa, Vilmar Viecili e José Antônio Viçosa Pasqualoto. Pelo Poder Executivo, foram agraciados a senhora Maria de Lourdes Gomes Miron, e os senhores Getulio Nadares de Azambuja e Neri Carlos Turra.

O Cidadão Ijuiense, Professor Doutor Darcísio Corrêa, nasceu em 29 de agosto de 1941, em Selbach/RS, filho de Martim Corrêa e Elvira Corrêa. Foi criado e educado, a partir dos nove meses, em São Martinho/RS. É casado com a professora Lídia Ana Corrêa a partir de janeiro de 1980, pai dos filhos Tobias Damião e Fernanda, e avô dos netos Benício e Lorenzo, todos atualmente residindo na cidade de Ijuí.

Cursou o Ensino Fundamental e Médio (Ginásio e Clássico-Científico) no Seminário São José, de Santa Maria. No Seminário Maior de Viamão/RS titulou-se em nível de Graduação como bacharel (1962) e licenciado (1963) em Filosofia pela Faculdade de Filosofia Nossa Senhora da Imaculada Conceição, tendo igualmente realizado o curso de Teologia (1966), com duração de quatro anos. Em 1983 diplomou-se como bacharel em Ciências Jurídicas e Sociais pela Faculdade de Direito de Cruz Alta/RS. Em 1985 recebeu o Certificado de Pós-Graduação – Especialização em Filosofia – expedido pelos Centros Integrados de Ensino Superior de Ijuí/RS. Em 1989 adquiriu o diploma de Mestre em Direito, na Área de Concentração Instituições Jurídico-Políticas, expedido pelo Curso de Pós-Graduação Stricto Sensu em Direito, da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). No mesmo Curso diplomou-se, em 1997, como Doutor em Direito, na Área de Concentração Direito do Estado.

A partir de 1981 passou a residir, com sua família, no município de Ijuí, no qual residem até hoje. Atuou profissionalmente no campo da Educação, tanto no Magistério Estadual quanto no Ensino Superior. Lecionou no Colégio Estadual Luís Fogliato de 1981 a 1985, tendo posteriormente atuado também como professor do Colégio Estadual 25 de Julho. Mas sua tarefa fundamental como trabalhador da Educação deu-se na FIDENE/UNIJUÍ, na qual exerceu suas atividades de professor universitário por 31 anos.

O senhor Getulio Nadares de Azambuja, Cidadão Ijuiense, nasceu em 16 de outubro de 1957, na cidade de Catuípe/RS. Filho de Dirceu Pinto de Azambuja e Luiza Tizotti de Azambuja.

Em 1983 formou-se Engenheiro Agrônomo pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS – Porto Alegre-RS.

Em 2010 concluiu a Pós-graduação em Georreferenciamento de Propriedades Rurais pela Universidade Federal de Santa Maria-RS – Credenciado junto ao INCRA para recadastramento de propriedades rurais. 

Atualmente é diretor comercial da empresa ERA-SOLUZIONI ECOSUSTENIBILI, de procedência italiana, especializada em energias renováveis, principalmente energia solar fotovoltaica e biogás.

O Cidadão Ijuiense José Antonio Viçosa Pasqualoto, nasceu em 3  de Dezembro de 1950, natural de Três Passos, filho de José Diane Pasqualoto e Neli Viçosa Pasqualoto, casado com Vera Regina Pasqualoto e pai de três filhos. Com 6 anos de idade veio morar em Ijuí junto de seus pais.

Formado na Universidade Federal de Santa Maria em Farmácia no ano de 1974 com especialização em Bioquímica, em 1975. 

Em 1978 até meados dos 80 foi professor na escola  estadual Rui Barbosa dando aula pra o 2º grau de química.

É Diretor técnico do Laboratório Biomédico desde 1977, localizado no município de Ijuí, prestando serviço à comunidade.

A cidadã ijuiense, professora Maria de Lourdes Gomes Miron, nasceu em 1º de outubro de 1943, em Encruzilhada do Sul. Filha de Victor Gomes e Marieta Pereira Gomes, a 10ª dos 12 filhos do casal. Registrada com o nome de Maria de Lourdes Pereira Gomes, batizada, criada e educada na fé católica, na cidade de Cachoeira do Sul-RS.

É formada em Artes Plásticas na Escola Superior de Artes de Cachoeira do Sul e Pós Graduada em Metodologia do Ensino na UNIJUÍ. Trabalhou em Caçapava do Sul como professora de desenho, depois se casou com o bancário Armando Miron em 31/01/1969, passando a chamar-se Maria de Lourdes Gomes Miron, passando residir em Ijuí deste então. Lecionou no Colégio Sagrado Coração de Jesus, CEAP, e Colégio Estadual de 2º Grau Rui Barbosa (RUIZÃO). Neste último, deixou sua marca, com pinturas-murais nos corredores do colégio, feitas com os alunos, saindo de lá somente ao aposentar-se.

Foi catequista da Paróquia Cristo Rei, auxiliou em cursos de noivos, liturgia, canto litúrgico, entre outros. Atualmente atua na Legião de Maria da Paróquia Natividade de nossa cidade.

O Cidadão Ijuiense, Neri Carlos Turra é natural de Tenente Portela-RS, filho de Anselmo Turra e Cândida Iora Turra, “in memorian”. Atualmente reside na Rua das Chácaras nº 152, Bairro Progresso na cidade de Ijuí/RS.

Concluiu o ensino médio. Trabalhou no Fórum de Ijuí, onde exercia a função de datilográfica de audiência e chefe comissário de menores.

Na Prefeitura Municipal de Ijuí, foi coordenador de habitação e conselheiro tutelar.

Em novembro de 1997, fundou a Empresa Pousada do Imigrante com sede em Ijuí, à Rua Helmuth Gressler, 45, Centro, destinada a atender a demanda na hospedagem dos pacientes e familiares dos municípios da região que vem em busca do tratamento na área de saúde em nosso município. Atendendo aproximadamente 40 municípios que são referência para o tratamento de média e alta complexidade.

Foi voluntário na APAE de Ijuí e na Associação dos Amigos dos Animais de Ijuí, e atualmente no Hospital de Caridade de Ijuí.

Vilmar Viecili, agora também Cidadão Ijuiense, nasceu em Tucunduva - RS, em 1948. Filho de Reineri Olino Viecili (já falecido) e Elsa Florinda Dalmas Viecili. Com 8 anos de idade, Vilmar se tornou ijuiense de coração e alma. Casou-se com Ingrid Gerda Viecili.

Cursou o técnico em marcenaria e o primeiro grau na Escola Estadual 25 de Julho em Ijuí e cursou o Técnico em Contabilidade no Colégio CEAP. Também cursou Administração de Empresas na Unijuí.

Como maior legado, o que muito lhe honra e o que tem muito orgulho, é ter hoje as duas empresas, a Taba imóveis, sendo comandada pelo filho Renan, formado em Direito e a Construtora Realize, sendo comandada pelos filhos Sandro, Arquiteto e Urbanista e Diego, Engenheiro Civil.

Títulos de Cidadão Ijuiense foram concedidos pelos Poderes Legislativo e Executivo

Títulos de Cidadão Ijuiense foram concedidos pelos Poderes Legislativo e Executivo


Câmara Municipal


Ijuí