Por proposição da Vereadora Rosane Simon (PCdoB) e com o apoio de todas as Bancadas do Parlamento Ijuiense, a Senhora Maria Ribeiro Prestes, viúva de Luiz Carlos Prestes e seus filhos Mariana Ribeiro Prestes e Luiz Carlos Prestes Filho, receberam homenagem do Poder Legislativo, pelos 90 anos da Coluna Prestes.
Emocionada, a vereadora Rosane Simon usou a tribuna e fez um relato da trajetória de Luiz Carlos Prestes, o Cavaleiro da Esperança.
Na ocasião, a sessão também contou com a presença dos músicos Ademar Pereira e Marcos Alves que cantaram uma canção chamada o Cavaleiro da Esperança que foi feita em homenagem a Prestes.
Dona Maria Ribeiro Prestes, viúva de Luiz Carlos Prestes, fez um agradecimento pela homenagem dos 90 anos da Coluna Prestes e pela recepção no município de Ijuí.
Após, fez o uso da palavra Luiz Carlos Prestes Filho que disse que a família tem percorrido o Estado recebendo homenagens e que estão muito felizes com o reconhecimento da Coluna Prestes.
Ele ressaltou em sua fala que essas homenagens são importantes para levar a Coluna Prestes para os livros de história e como marco histórico.
A vereadora Rosana Tenroller do PT usou a tribuna para falar sobre a participação das mulheres na Coluna Prestes. Ela também destacou que a homenagem aos 90 anos da Coluna Prestes mostra que realmente vale a pena lutar pela democracia.
Também fez o uso da palavra Osvaldo Bertolino da Fundação Mauricio Grabois, que ressaltou que resgatar a Coluna Prestes, significa registrar para o povo brasileiro um importante acontecimento que é uma das raízes da luta pela democracia, pela soberania nacional.
O vereador Darci Pretto da Silva do PDT falou sobre os grandes feitos que Luiz Carlos Prestes realizou pelo povo brasileiro e disse que receber sua família na Câmara é motivo de muito orgulho.
Ao final dos pronunciamentos, a vereadora Rosane Simon, entregou aos familiares de Luiz Carlos Prestes uma placa de homenagem do Legislativo Ijuiense.
Logo após, os vereadores aprovaram os dois projetos de lei abaixo:
PROJETO DE LEI PROCESSO Nº 340/2014: Autoriza a aquisição pelo Município de Ijuí dos imóveis que menciona de propriedade da Fundação de Integração, Desenvolvimento e Educação do Noroeste do Estado - Fidene, e dá outras providências. A aquisição de imóveis serão destinados à instalação do Centro Especializado em Reabilitação CER III.
PROJETO DE LEI PROCESSO Nº 364/2014: Autoriza a contratação temporária de Médicos. A contratação emergencial será de 14 médicos, com carga horária semanal de 24 horas e remuneração mensal de R$ 5.940,00.Ijuí