Na manhã desta quinta-feira, 12, reuniram-se no Plenário da Câmara de Vereadores, os vereadores Adalberto de Oliveira Noronha e Alexandra de Freitas Lentz, que integram a Comissão Especial para tratar sobre a área da saúde pública em Ijuí, juntamente com o vereador Junior Carlos Piaia, representantes do Hospital de Caridade de Ijuí HCI, Hospital Bom Pastor, Cerest, Cisa, 17ª Coordenadoria Regional de Saúde, Conselho Municipal de Saúde, Liga Feminina de Combate ao Câncer, Assami/Casa Ama e demais entidades.
Na ocasião, o diretor do HCI, Fernando Becker, falou sobre a questão da Traumatologia na média complexidade, e que as tratativas estão bem avançadas, tendo em vista que a partir do mês de setembro pretendem manter um profissional por 24 horas dentro do hospital, para atender em torno de 80 cirurgias/mês, entre urgência e eletivos.
Quanto aos atendimentos de oftalmologia pelo SUS, o diretor do HCI, afirmou que neste ano não será possível, mas irão tentar atender pelos convênios.
A diretora executiva do Hospital Bom Pastor, Rosane Schiavo, informou que o pedido feito à secretaria estadual de saúde, para autorizar o hospital a atender a oftalmologia na média complexidade, está em análise e a expectativa é que no mês de agosto possa ter a autorização liberada.
De acordo com o presidente da Comissão Especial da Saúde, vereador Adalberto Noronha, uma das principais reclamações dos usuários do SUS apresentadas nas reuniões que foram realizadas nos bairros e interior do município, pela Comissão Especial, é referente ao deslocamento a outros municípios para o atendimento nas especialidades de traumatologia e oftalmologia. Está começando a dar resultado o debate e o trabalho realizado pela nossa comissão, com o objetivo de melhorar a prestação de serviços na área de saúde, destacou o presidente da Comissão Especial.
A próxima reunião da Comissão Especial da Saúde Pública, para dar continuidade a questões referentes aos dados relativos à média e alta complexidade, dos serviços prestados via SUS, irá acontecer no dia 19 de julho, próxima quinta-feira, às 14h, no Plenário da Câmara de Vereadores.
Ijuí